Em Pilar, 4º Encontro das Guardas Municipais Femininas de Alagoas debate participação da mulher na segurança pública Municípios
Ascom Pilar
A cidade de Pilar recebeu a 4ª edição do Encontro de Guardas Femininas Municipais do Estado de Alagoas, evento que reúne representantes de vários municípios alagoanos e de outros cinco estados para debater a participação da mulher no sistema de segurança pública. O acolhimento à mulher vítima de violência também é pauta do encontro realizado no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar.
A abertura aconteceu na quinta-feira (29), quando as guardas municipais participaram de uma roda de conversa que contou com a presença de autoridades como a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José Silva, e a promotora de Justiça Failde Soares. Durante os três dias, a programação contou com palestras e também um city tour por Pilar.
A cidade de Pilar foi escolhida para o encontro, após votação, em virtude do destaque que sua Guarda Municipal vem conquistando nos últimos anos, graças à série de investimentos realizados pela Prefeitura. Além da aquisição de novas viaturas, armas e equipamentos de proteção individual, o Município também garante a capacitação do servidor que, valorizado, presta um serviço de excelência à comunidade, como atestou, na oportunidade, a secretária Maria José.
“Pilar está de parabéns pelo olhar diferenciado com que trabalha as questões da mulher. Fico muito feliz por presenciar esse cuidado, inclusive, no atendimento prestados pelas guardas municipais à mulher vítima de violência, acolhendo-as como quem acolhe alguém da própria família”, destacou a secretária estadual, referindo-se à Patrulha Municipal Maria da Penha, que atua em parceria com o Espaço Flor de Lótus, da Casa da Mulher Pilarense, no apoio socioassistencial às vítimas.
À frente da Patrulha Maria da Penha, Sahonara Barbosa também participou do encontro, que, para ela, comprova a evolução da Guarda Municipal de Pilar. “Receber um encontro dessa magnitude é motivo de orgulho para todos nós, para que continuemos a desempenhar um papel de vanguarda, e com a mulher galgando cada vez mais espaços. Somos, inclusive, o único município a ter acesso, mediante convênio com o Tribunal de Justiça, aos processos relativos às mulheres assistidas em nossa cidade. Na prática, isso otimiza o nosso trabalho junto às vítimas que obtiveram, após denúncia, medidas protetivas”, conta a guarda municipal.
A chefe de Gabinete da Prefeitura de Pilar, Fátima Rezende, destaca o empenho das guardas municipais e de toda a equipe da Casa da Mulher, que, este ano, lançou a amiga virtual Maria Flor – ferramenta desenvolvida para auxiliar, via WhatsApp, mulheres em situação de violência: “Nossas guardas femininas são motivo de orgulho. E a Guarda Municipal de Pilar desenvolve um trabalho brilhante, intersetorial. Pilar segue de braços abertos para recebê-los”.
O prefeito de Pilar, Renato Filho, recordou, durante o encontro, as dificuldades que enfrentou para estruturar a Guarda Municipal a partir de 2017, no início de seu mandato. “Digo sempre que recebemos uma Guarda desmotivada, desorganizada e desacreditada. Mas demos carta branca ao atual comandante da nossa instituição [Robson Cavalcante]. Foi preciso muito trabalho para que pudéssemos chegar aonde chegamos, agindo com muita firmeza, sem ingerência política, e sempre valorizando o servidor que tanto se dedica à causa. Ofertamos cursos de formação e todas as condições de trabalho. E quando a Segurança Pública for municipalizada, o que é uma tendência nacional, já estaremos prontos. Hoje, o cidadão confia na Guarda de Pilar, o que contribui, significativamente, para melhorar a nossa sensação de segurança”, comentou o prefeito.
HOMENAGEM – O encontro também foi marcado por várias homenagens. Uma delas foi prestada pela agente Maria Helena, da Guarda Municipal de Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano. Na ocasião, ela entregou uma placa à deputada estadual Fátima Canuto, em razão do apoio dispensado pela parlamentar à instituição.
“Tive o prazer de conhecer a deputada Fátima numa audiência pública realizada em Delmiro. E conheci não apenas a deputada, mas também uma grande mulher, mãe e amiga. Fizemos alguns pedidos, e fomos atendidas com emendas para a nossa Guarda. Esta, portanto, é uma singela homenagem a quem de fato está a serviço do povo”, disse a guarda municipal.
Já a deputada retribuiu a homenagem ao garantir que seguirá trabalhando em defesa dos direitos da mulher, e também destacou o alcance do olhar social do prefeito Renato Filho.
“Pilar dá oportunidade às pessoas. Isso é tudo. É dessa forma que se transforma verdadeiramente a vida das pessoas. Pilar só conseguiu sair do mapa da violência e migrar para o do turismo porque o prefeito e sua equipe conseguiram construir um grande cinturão social, graças a programas como o Bolsa Viva Bem e o Plantando o Futuro. E a nova Guarda Municipal também é reflexo disso”, afirmou Fátima Canuto.
—