Escolas municipais são selecionadas para etapa regional de Conferência Infantojuvenil Arapiraca
Escolas municipais são selecionadas para etapa regional de Conferência Infantojuvenil
Dezessete escolas do município de Arapiraca estiveram reunidas no Centro de Belas Artes, na manhã desta terça-feira (17), para a última etapa da V Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, os alunos apresentaram os projetos desenvolvidos em cada instituição de ensino nos últimos meses e foram julgados pela banca, formada por alunas da Escola João Batista, que não está incluída no processo, sendo assim considerada imparcial.
Das 17, nove escolas foram selecionadas para a etapa regional da Conferência, que acontece às 8h da próxima sexta-feira (20) no campus Arapiraca da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), são elas: Marieta Rodrigues Peixoto, João Saturnino de Almeida, Luiz Alberto de Melo, Pedro Arestides da Silva, Cônego Epitácio Rodrigues, Crispiniano Ferreira de Brito, Manoel Humberto da Costa, Germino Pedro dos Santos e Tibúrcio Valeriano.
As escolhidas apresentaram os seguintes projetos, respectivamente: Com os seguintes projetos respectivamente, Uso da Água e a Preservação dos Mananciais da Baixa da Onça, Usando a Água com Consciência, Um Pingo de Consciência na Comunidade Quilombola Pau D’Arco, Água: a Responsabilidade é sua e a Consequência é Nossa, A Reutilização das Águas Cinzas para uso nas Áreas Verdes e Horta, Por um Mundo Mais Sustentável, Água é Vida! Vamos Preservar e Cuidar do Rio Piauí, Água Gota da Vida e Água: se desperdiçar vai faltar.
Em uma pontuação entre 0 e 5, a banca examinadora avaliou a relevância do projeto e a apresentação do mesmo pelo delegado ou suplente. Mas como disse a técnica da 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere) e representante da Comissão Organizadora Estadual da Conferência em Arapiraca, Égide Amorim, mais importante do que passar na seleção é o que aconteceu na escola. “Educação ambiental é um processo permanente que tem como protagonistas os jovens que nos enchem esperança de um mundo melhor”, afirmou.
Na etapa regional, os nove projetos escolhidos nesta terça-feira (17) serão apresentados novamente, com outros 21, e desse total de 30 apenas cinco estarão presentes na etapa estadual, que ainda não tem data definida. “Que todos os participantes sirvam como multiplicadores das ideias discutidas”, finalizou a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEDE), Consuelo Cavalcanti.
Texto: Laís Pita;
Foto: Samuel Alves;