Estudante de Joaquim Gomes conquista medalha nas Olimpíadas Brasileira de Matemática Joaquim Gomes
0000Na manhã desta segunda-feira (26), aconteceu no Auditório da Reitoria da UFAL em Maceió, a Cerimônia Regional da Premiação de Medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.
A OBMEP é um projeto promovido pelo Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país e participam, estudantes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais.
Joaquim Gomes estava sendo representada, entre os noventa estudantes alagoanos das redes pública e privada que foram homenageados pela conquista de medalhas na edição 2018 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O estudante da Escola São José, Miguel Henrique Silva Ferreira, 16 anos, conquistou medalha de bronze, seu professor Ramos deve estar muito orgulhoso do aluno, que além dessa conquista o ano passado também conseguiu uma bolsa em uma escola modelo no Rio de Janeiro, mas devido as dificuldades de logística acabou que tendo que abrir mão, esse ano, Miguel passou a estudar em Satuba, em busca de melhores conhecimentos, filho do Manoel e de Jailza, o garoto vem ganhando destaque por sua dedicação aos estudos, o que orgulha não apenas os pais, como toda Joaquim Gomes. O adolescente mora com os pais na Rua José Fragoso de Melo, no bairro Asplana, mas passa semana estudando em outra cidade.
A premiação tem um fator enorme para o jovem estudante, que logo destacou a importância da conquista, pois teve que enfrentar diversos competidores e precisou superar. Em um universo de 18 milhões de participantes em todo o Brasil, cada aluno premiado com uma Menção Honrosa precisou superar 340 competidores. Um a cada 2770 alunos obteve a medalha de bronze, enquanto um a cada 9000 competidores alcançou a prata. Já o medalhista de ouro teve que superar 36000 alunos, calcula os organizadores.
Ivanice, professora da rede municipal é tia do garoto, ela foi com a família participar da cerimônia e disse muito feliz com tudo que viu, é sempre bom ver nossos alunos dedicados e ganhando reconhecimento, ainda mais sendo meu sobrinho, me sinto ainda mais honrada. Falou. Ela esteve junto com a mãe e o pai do adolescente e revelou ter vivido um momento maravilhoso e por último agradeceu em nome da família o apoio da Prefeitura e da secretária de educação, Izabel Oliveira, que proporcionou as condições de locomoção para que o aluno fosse receber sua premiação.