”Focamos primeiro na transformação social para desenvolver a economia local”, afirma Renato Filho no lançamento do Prêmio Sebrae, em Brasília Administrativa
Vencedor nacional da premiação Prefeito Empreendedor, prefeito de Pilar apresentou case da cidade
Primeira cidade alagoana a ganhar, em onze edições, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor nacional, Pilar (AL) ocupou nesta manhã (2) o palco principal do evento Transformar Juntos, em Brasília, onde foi lançada a edição 2023 da premiação. O prefeito Renato Filho apresentou a experiência do município, que venceu na categoria Cidade Empreendedora Nordeste do ano passado com um amplo projeto de transformação social e econômica.
Na mesa redonda de lançamento do Prêmio, Renato destacou que as iniciativas que levaram a cidade a vencer se basearam, primeiramente, no desenvolvimento social para, então, criar um ciclo virtuoso também na economia local. “Quando nós assumimos o Município, elegemos dois grandes desafios: erradicar a extrema pobreza e o analfabetismo. Focamos no desenvolvimento social, combatendo a violência, enfrentando a fome, melhorando a educação, para que a partir daí criássemos um melhor ambiente para o empreendedorismo”, explicou.
Como um programa guarda-chuva da Prefeitura, o “Pilar Doce Lar – Vivendo uma Cidade Empreendedora” abrangeu desde reformas nas residências dos bairros mais vulneráveis a transformações tecnológicas como a colocação de pontos de internet gratuita na casa dos alunos da rede municipal, que duplicou o número de matrículas nos últimos seis anos. Também abarca o programa Plantando o Futuro, que investe na agricultura familiar e na compra da produção pelo Município para uso na merenda escolar. O Banco Pop dá crédito e, assim, amplia o número de micro e pequenos empresários na cidade e o investimento nos equipamentos turísticos também reforça o setor de comércio e serviços locais.
“O Sebrae é um parceiro fundamental, que está conosco desde o início do Banco Pop capacitando a população por meio da Sala do Empreendedor. E esse prêmio foi muito importante para todos nós, além de incentivar os prefeitos e prefeitas de todos os estados a melhorarem suas gestões”, declarou Renato. “Vamos trabalhar mais para transformarmos, juntos, os municípios brasileiros”.
Ao lado dos prefeitos de Niterói (RJ), Axel Schmidt – vencedor da categoria Sudeste; de Divinópolis (TO), Flávio Rodrigues, ganhador de etapa estadual; e do Recife, João Campos, convidado especial; o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, lembrou que o prêmio reconhece o valor dos homens e mulheres que dedicam a vida à causa pública: “A gente brinca que é o Oscar dos prefeitos e prefeitas, que estão ali trabalhando onde os problemas tocam a campainha. E é preciso muita competência para enfrentá-los”.
A 12ª edição do Prêmio, que terá as inscrições abertas este mês, passará a se chamar Prefeitura Empreendedora, para incluir as mulheres na nomenclatura, como ressaltou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete de Castro Coelho. “É importante incluir na premiação o reconhecimento às prefeituras que apoiam o empreendedorismo feminino. Nós mulheres sabemos o quanto que a escada é mais íngrime para nós. É necessário que a régua seja diferenciada para elas”.
O evento Transformar Juntos 2023 (www.transformarjuntos2023.