Gerentes de Convênios Municipais participam de curso de atualização na AMA Notícias
Os Gerentes Municipais de Convênios e Contratos de diversas cidades de Alagoas participaram nesta segunda-feira, 11, do Seminário de Capacitação, ministrado por funcionários da Caixa Econômica Federal, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos.
Para melhorar à execução dos projetos das cidades brasileiras foi criado, em 2009, o cargo de Gerente Municipal de Convênios e Contratos – GMC. A função deste servidor é gerenciar o andamento de convênios, contratos de repasse e financiamentos junto à Caixa. “A CEF investe nas parcerias com os governos estaduais e municipais para tornar o processo de transferências de recursos da União mais ágil”, afirmou Josuel Cardoso, gerente regional da Caixa em Alagoas.
Para Robéria Oliveira, é GMC de Delmiro Gouveia, manter-se atualizada é prioridade. “Me informar sobre as mudanças que, eventualmente, acontecem nos contratos de repasse e convênios é necessário para o andamento dos processos do nosso município. Temos consciência da importância e responsabilidade do nosso trabalho”, garantiu.
O Seminário é realizado anualmente para antigos e novos Gerentes de Convênios e Contratos. “Nós percebemos que há uma rotatividade. Gerentes de Convênio assumem novas atividades, um novo GMC chega e é necessário que ele saiba todas as especificações da nossa função”, explicou Josuel.
O presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão, afirma ainda que o curso é importante para que recursos não voltem para o Governo Federal por falta de conhecimento dos gestores. “Com a queda na arrecadação, conseguir recursos é muito difícil. Todo o dinheiro que vier deve ser aplicado para a população”, disse.
Até o final de Maio, será realizada uma série de oficinas como continuação do Seminário. As datas ainda serão divulgadas.