Gestão de Teotônio Vilela participa de evento nacional que debate pequenos negócios em compras públicas Teotônio Vilela
A Prefeitura de Teotônio Vilela participa de 26 a 28/07, do evento Transformar Juntos, que tem o objetivo de estimular a participação das pequenas e microempresas nas compras públicas dos governos municipal, estadual e federal.
O evento é realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), com transmissão on-line para todo o país.
A gestão municipal é representada pela secretária de governança, Izabel Teles e pelo pregoeiro, Ricardo Torres.
Para Izabel Teles, esse encontro vai trazer muitas experiências e novidades para o município. ” Estamos cada vez mais incentivando os pequenos e microempreendedores do nosso município. Eles são os maiores geradores de emprego da nossa cidade, por isso a necessidade de propor novas estratégias e esse evento é para isso, para nos trazer oportunidades, formas para aumentarmos a produtividade e a competitividade na cidade”.
O Transformar Juntos une dois eventos de referência nacional em desburocratização e compras públicas: o Brasil Mais Simples e o Fomenta. Com apoio do Ministério da Economia, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a ação tem sua programação focada em painéis e palestras a fim de mostrar caminhos e soluções que simplifiquem a vida dos empreendedores e facilitem a entrada no universo das compras públicas.
Entre os temas constantes na programação, estão a modernização do sistema de compras públicas do governo federal, o Compras.gov.br, apresentação de legislações e normas que preveem a participação das MPE nas compras públicas, incluindo a nova lei de licitações, exibição das medidas de inovação em simplificação de abertura e legalização de empresas urbanas e rurais, cases de sucesso e diálogos com especialistas do setor.
Economia circular e compras sustentáveis, contratação de soluções tecnológicas e startups pelo Poder Público e o uso da inteligência de dados para a formulação de políticas públicas serão algumas das temáticas abordadas no último dia de evento.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, aponta que as compras públicas movimentam mais de R$500 bilhões ao ano, o que demanda o estímulo para que novos empreendedores em potencial possam participar. “Simplificar a formalização de empresas, a regularização e a prestação de contas desse segmento são medidas que impactam a vida do empreendedor e toda a economia do país”, observa.