Governador anuncia pagamento de premiação do Escola 10 aos municípios Municípios
Os municípios alagoanos que ultrapassaram a meta pactuada junto ao Governo de Alagoas em relação à edição 2017 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, foram contemplados com o Prêmio Escola Nota 10. O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, que participou da coletiva, parabenizou o governador Renan Filho por ter demonstrado compromisso “ao transformar o projeto Escola 10 em lei dentro dos municípios”.
Segundo Hugo, Alagoas foi o estado que mais avançou no último IDEB por causa “do trabalho de capacitação dos coordenadores, diretores, secretários de educação com o trato com os estudantes”. Na lista, os municípios premiados: Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Limoeiro de Anadia, São Miguel dos Milagres, Piranhas, Jaramataia, Coruripe, Roteiro, Teotônio Vilela, Belém, Cacimbinhas, Viçosa, Pindoba, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Feliz Deserto, São Luís do Quitunde, Boca da Mata, Maravilha, Santana do Mundaú, São José da Tapera, Olho d’Água Grande, Água Branca, Novo Lino, Satuba, Minador do Negrão e Coqueiro Seco.
“Por onde passamos, vimos e observamos os municípios engajados para o desenvolvimento da educação. É um momento belíssimo para os 102 municípios alagoanos”, disse a Secretária Executiva de Educação, Laura Souza, em agradecimento aos prefeitos e técnicos.
Na solenidade, o governador Renan Filho anunciou o pagamento dos recursos em duas parcelas, sendo a primeira “ainda em novembro, daqui a 12 dias, com a premiação do que representa 50% do que o município ganhou. A outra parte será destinada no dia 20 de dezembro, que é o dia limite, para entregar a demanda”. Outra novidade é que, nos próximos dias, Renan irá anunciar a antecipação do pagamento do décimo-salário dos servidores do estado de Alagoas. “Têm um monte de estado que não está pagando a folha em dia, e estamos honrando esse compromisso”.