Governo entrega 600 cisternas do Programa Água no Sertão Alagoano Inhapi
Prefeito de Inhapi representou a AMA durante o evento
Com as esperanças renovadas, 600 famílias sertanejas participaram nesta quarta-feira (13) da solenidade de entrega das cisternas construídas pelo programa Água para Todos no município de Inhapi, que teve as presenças do governador Renan Filho e dos secretários de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres e do prefeito de Inhapi, José Cícero, que durante o evento representou a Associação dos Municípios Alagoanos.
Cada uma das cisternas de primeira água entregues nesta quarta tem capacidade para 16 mil litros de água. Elas vão beneficiar mais de 4.700 agricultores familiares do município. Nesta etapa do Programa Água para Todos, que inclui ainda as cidades de Coité do Noia e Palmeira dos Índios, foram investidos R$ 3 milhões em recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com contrapartida do Governo do Estado. Na próxima quinta-feira (21), outras 400 cisternas de primeira água serão entregues em Palmeira dos Índios.
Segundo a agricultora Silvânia Soares, do assentamento Frei Damião, no povoado Baixa do Mel, a possibilidade de armazenar a água deu à comunidade uma nova perspectiva. “Na minha casa, a gente tinha só uma caixa d’água de 500 litros que dava para alguns dias. Com a cisterna, podemos guardar água por quatro, cinco meses. Agora, podemos planejar a vida”, comemorou.
O trabalhador rural Francisco Cordeiro, que também recebeu uma cisterna em sua propriedade, manifestou seu alívio em poder contar com o equipamento. “Antes de termos as cisternas, tínhamos que andar até sete quilômetros no carro de boi, quase todos os dias, para buscar água. Agora temos água no quintal e os animais podem ter um descanso também”, disse Francisco. “Esperamos que Deus mande muita chuva este ano para termos nossa cisterna sempre cheia”, completou o agricultor.
As cisternas de primeira água são voltadas especificamente para o consumo humano e animal, além de outros usos domésticos. De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos, o Governo de Alagoas trabalha junto ao MDS a liberação de R$ 17,7 milhões para construção de 1.440 cisternas de segunda água, usadas para irrigação, além de 200 barragens subterrâneas e 44 tanques de pedra.
“Água é vida. E o Governo do Estado tem trabalhado com afinco para garantir essa benção para o povo sertanejo, tão castigado pela escassez de chuvas nos últimos anos. Com as cisternas de primeira e segunda água, garantimos a permanência do homem em sua terra, produzindo e gerando alimento para o povo alagoano”, disse o secretário.
A importância da próxima etapa do Água para Todos foi ressaltada pela coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, Débora Nunes, que também lembrou os esforços do governador Renan Filho em promover melhorias nas condições de vida nos assentamentos de trabalhadores em Alagoas. “Essas cisternas são de fundamental importância para garantir que o assentado permaneça no campo, dentro do desafio que conviver com o semiárido alagoano. Mas também precisamos das cisternas de segunda água para garantir a produção nos assentamentos. Contamos com o empenho do governador para isso”, afirmou a líder sem-terra.
O solenidade teve ainda a participação do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, do presidente da Emater/AL, Caros Dias, do presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, do presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Arruda, do presidente da Central Estadual das Associações dos Agricultores Familiares (Ceapa), Genivaldo Vieira, do prefeito de Inhapi, José Cícero, além de vários prefeitos, vereadores líderes comunitários da região.
Texto e foto: Secom Alagoas