Guarda Ambiental promove ações para garantir limpeza de praias Porto de Pedras
Guarda Ambiental promove ações para garantir limpeza de praias
A Guarda Ambiental de Porto de Pedras liderou uma nova ação nas praias da cidade para assegurar limpeza e respeito as áreas de restingas e mangues. Nos últimos dias, correntes marinhas têm trazido muito lixo para as areias, aumentando consideravelmente o trabalho da limpeza urbana. Além disso, os rios que cortam a cidade e desaguam no oceano, também têm despejado plantas aquáticas de água doce que, em contato com água salgada, morrem e modificam a paisagem.
“Os turistas , muitas vezes, confundem essas plantas e até as algas , que proliferam nessa época, com sujeira, o que é um grande erro. Como temos duas marés ao dia, a retirada de todo esse material não tem sido fácil”, diz a secretária de turismo Zélia Cavalcanti. A preocupação com a limpeza fez com que o prefeito determinasse a instalação de mais lixeiras ao longo das praias para evitar acúmulos deixados por visitantes. “A quem fazemos um grande apelo, diz Cavalcanti, lugar de lixo não é nas areias. É muito importante conhecer e aproveitar o destino, mas é fundamental recolher tudo, principalmente o plástico, que contribuiu para degradação da fauna e da flora”.
A equipe da Guarda Ambiental também tem promovido várias ações de orientação aos visitantes e nativos quanto ao uso das praias e a importância da conservação de todo o ecossistema. Porto de Pedras tem 10 quilômetros de praias e uma delas, a praia do Patacho, certificada com o selo Bandeira Azul de sustentabilidade. Ao criar o núcleo, o prefeito Henrique Vilela atendeu a uma necessidade do município por acreditar no trabalho sério de preservação das belezas naturais e do meio ambiente, que vem sendo executado.
A parceria Turismo e Meio Ambiente tem sido fundamental para garantir também o ordenamento com todos os atores desse processo como jangadeiros, bugueiros e comerciantes, com a oferta de cursos e treinamentos. “ A Guarda Ambiental tem sido fundamental nesse processo e o trabalho da equipe tem contribuído para o disciplinamento de nossas praias”, concluiu a secretária do Meio Ambiente , Flávia Rego.