Henrique Madeira apresenta projeto de lei para regulamentar atividade de bugueiro em Maragogi Maragogi
PL deve ser apreciado pelos vereadores na próxima sessão da Câmara Municipal
O prefeito Henrique Madeira (PSD) enviou nesta sexta (20) à Câmara Municipal, um Projeto de Lei (PL) que regulamenta a atividade de bugueiro no município de Maragogi. O PL foi encaminhado, após o gestor se reunir com integrantes da Associação de Bugueiros do município, entre eles, o presidente, Paulo Sérgio da Costa.
Madeira explica que ao estabelecer a padronização do serviço e regulamentação da atividade, o projeto contribui com o turismo local. “A aprovação do PL contribuirá para o desempenho da atividade, com toda segurança para o turista e garantias para o condutor, que é muito mais que um motorista, é um guia que leva milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros a conhecer as belezas naturais do nosso município”, disse.
“Maragogi é um polo turístico com enorme potencial econômico, precisamos ampliar a estrutura de prestação de serviços, na qual se enquadra o reconhecimento da profissão de bugueiro. Com a regulamentação, essa importantíssima atividade, que acontece há mais de 20 anos no município, possibilitará capacitar os profissionais para realizar passeios com maior qualidade e segurança, prestando informações precisas aos turistas que se beneficiarem do serviço. Também iremos coibir qualquer tentativa de comercialização de alvarás”, concluiu o gestor.
A secretária de turismo, Mariana Gorenstein, e do Meio Ambiente, Thassio Viana, também participaram da reunião.
Assistência Social de Maragogi promove atividades alusivas ao dia de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes
Programação contou com caminhada, palestras, panfletagem e muita diversão para a garotada
A Secretaria de Assistência Social de Maragogi, realizou uma série de ações em alusão ao Dia Nacional do Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado nacionalmente no dia 18 de maio.Com cartazes e faixas com frases de conscientização, a programação contou com distribuição de materiais de divulgação e informativos, além de palestras, apresentação de grupos teatrais e de danças, e diversas oficinas interativas. Em parceria com o CREAS; CRAS; Bolsa Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a ação foi encerrada com muita festa e alegria em uma estrutura montada na Praça Santo Antônio. Pintura corporal, brincadeiras e distribuição de muita pipoca e algodão doce, fizeram a alegria da garotada.
De acordo com a secretária, Alessandra Wanderley, a campanha que é realizada anualmente pelo município, tem o objetivo de fortalecer, envolver e sensibilizar toda a sociedade por meio da prevenção e conscientização, sobre a relevância do tema. “Na maioria dos casos as vítimas são ameaçadas ou coagidas pelos infratores e deixam de denunciar. Por isso há a necessidade de conscientizar a população para denunciar e combater este tipo de crime”, afirmou.
Ela explicou ainda, que as denúncias e atendimentos às vítimas são realizados na sede do CREAS, que conta com uma equipe de profissionais formada por psicólogos, assistentes sociais, pedagogas, educadores e monitores multidisciplinares para o apoio e assistência à vítima e familiares. O CREAS funciona de segunda a sexta-feira, na Rua Francisco Holanda Cavalcante. As vítimas da violação de direitos humanos também podem ligar na ouvidoria Disk 100, que serão ouvidos e orientados por profissionais, ou ainda, na sede do Conselho Tutelar.
A secretária municipal de planejamento, Aliete Estanislau, a secretária de administração, Márcia Vianna, e a conselheira do CMDCA, Irmã Noberta, além de todos os integrantes de programas sociais do município, também participaram da programação.
Prefeitura divulga potencial turístico de Maragogi em feira internacional
Evento aconteceu em Porto de Galinhas (PE) e contou com a participação de empresas de aproximadamente 20 países diferentes interessadas em fazer negócios no Nordeste
O potencial turístico de Maragogi foi apresentado pela prefeitura, através da secretaria Municipal de Turismo, na 1ª edição da Destination Brazil Travel Mart, que aconteceu nos dias 18 e 19 no Convention Center do Hotel Armação, em Porto de Galinhas (PE). Com o objetivo de fomentar negócios no Nordeste, além de disseminar os atrativos dos estados da região, especialmente para o mercado internacional, o evento recebeu centenas de visitantes nacionais e do exterior, e contou com a participação de empresas de aproximadamente 20 países diferentes.
Durante os dois dias da feira, a secretária, Mariana Gorenstein, esteve conversando com operadores nacionais e internacionais com o intuito de divulgar as belezas naturais do município, bem como, sua culinária e cultura. O intuito é fortalecer e consolidar o nome de Maragogi como importante destino turístico nacional e internacional.
“Este é um momento importante de aproximação com os operadores nacionais e internacionais. Aproveitamos para divulgar nosso potencial turístico e alinhar a vinda de operadores internacionais para conhecer Maragogi, o que seria muito importante para potencializar as ações de turismo em nossa cidade”, disse a secretária, salientando que ao fomentar o turismo, a Setur cumpre orientação do prefeito Henrique Madeira de buscar mais oportunidades de geração de emprego e renda para a população.
O material de divulgação da Prefeitura esteve exposto no stand da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo “Levamos nosso folder que foi produzido em três línguas, além de distribuirmos o tradicional bolinho de goma, que como esperado, foi um sucesso entre os participantes. Aproveitamos também para divulgar a 7ª edição do Festival da Lagosta que acontecerá em novembro”, contou Mariana, que na ocasião, também se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, e representantes da SEDETUR, para discutir um possível convênio que contribua para a divulgação do potencial turístico de Maragogi em demais países.
Para o prefeito Henrique Madeira, a participação do município em eventos do segmento, possibilita a abertura de novas oportunidades e parcerias. “Atualmente, Maragogi tem aproximadamente 80% do seu público com origem nos polos emissores brasileiros. Por isso, é de suma importância investir na divulgação do destino para o mercado internacional. A missão é sempre fortalecer esse importante setor econômico, que é fonte geradora de serviços, produtos, emprego e renda”, concluiu.
SECOM Maragogi