Hugo Wanderley defende fortalecimento de pequenos negócios Municípios
Ao abrir o evento “Moedas Sociais” promovido em parceria com o Sebrae e o Fórum de Secretários Municipais, o presidente da AMA, Hugo Wanderley destacou a importância do fortalecimento dos pequenos negócios, da modernização e a fixação dos recursos dentro dos municípios.
O seminário acontece como uma demanda do Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento que identificou nas “moedas sociais” uma das inúmeras vias de melhorar o ambiente de negócios gerando mais emprego e renda nas cidades.
Atualmente existem dezenas de outras moedas circulando no Brasil, além do real. Estas são chamadas de moedas sociais, instituídas e postas em circulação com o objetivo de desenvolver a economia local. Elas surgem em comunidades pequenas que percebem que o dinheiro não está circulando dentro da própria localidade, principalmente quando não existe banco ou correspondente bancário.
O superintendente do Sebrae, Marcos Vieira garante que a partir das moedas sociais é possível incentivar e aprofundar o movimento das microfinanças a partir da educação financeira e de produtos como poupança, crédito e seguros, além da construção de uma rede social de apoio à pequena produção com o suporte no crédito primordial para a promoção do desenvolvimento de pequenas comunidades.
É um tema é novo, requer certos cuidados por parte dos gestores públicos e, por isso, a realização do seminário em parceria com a AMA vai esclarecer um pouco mais o tema para que seja estudado pelos municípios.