Igreja Nova comemora com jovens troca de faixa e novidades na alimentação escolar Igreja Nova
Crianças e jovens do Serviço de Convivência de Igreja Nova participam de exame de troca de faixa no karatê
A cerimônia de troca de faixa premiou os alunos destaque: Priscila, do povoado Malambá; Elson e Hugo da Palmeira; e Daniela da Perucaba, que também ganhou o troféu atleta revelação 2018
Cinquenta e cinco crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos povoados Palmeira dos Negros, Perucaba e Malambá que participam da Oficina de Karatê ofertada pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) passaram por exame de troca de faixa, no último dia 14, no Clube Scrin. A cerimônia teve a participação do examinador da Federação de Karatê Shotokan de Alagoas, Marcos Vinícius de Jesus, da secretária executiva da Federação, Edineide Rodrigues e do consultor jurídico, Pedro Felipe.
Os atletas, com idade entre 6 e 17 anos, passaram por uma avaliação, auxiliadas pelo Professor Ronaldo Luiz da Silva, trocando a faixa branca pela amarela. O exame foi aplicado pelo examinador da federação, que pedia aos participantes a realização de alguns golpes.
A oficina de karatê teve início em abril e já apresenta resultados positivos. Nas aulas, que acontecem uma vez por semana, são trabalhados valores como respeito, companheirismo e disciplina. “Através do esporte é possível dar um futuro melhor para as nossas crianças”, falou o professor Ronaldo Luz, que atribui a melhora dos alunos em sala de aula às aulas de karatê e as rodas de conversa promovidas durante o encontro semanal.
Na oportunidade, Ronaldo lançou o “Projeto 10 – Fazendo Campeões”, que por meio de parcerias vai oportunizar a outras crianças aulas gratuitas. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos não consegue atender a todos, então com a ajuda de alguns parceiros outras crianças poderão ter acesso ao esporte”, explicou.
A cerimônia de troca de faixa premiou os alunos destaque: Priscila, do povoado Malambá; Elson e Hugo da Palmeira; e Daniela da Perucaba, que também ganhou o troféu atleta revelação 2018, baseado nos critério de pontualidade, assiduidade, interesse e bom comportamento escolar.
A secretária de assistência social, Rosenilda Santos, prestigiou o evento, junto com a coordenadora do CRAS, Rafaela Garcia e o secretários municipais Davi dos Santos e Aureliano Almeida.
Alunos da rede pública terão merenda de agricultores familiares do município
O Município já atendia aos 30%, patamar mínimo de compras da agricultura familiar e com a inclusão de 22 novos itens, pode chegar aos 100%.
A segunda Chamada Pública de 2018 para aquisição de gêneros alimentícios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) realizada nesta terça-feira (13), pela Prefeitura de Igreja Nova, vai beneficiar cerca de 70 agricultores e 22 pequenos produtores de arroz com a compra de 34 itens oriundos da agricultura familiar para consumo das mais de 5 mil crianças da rede municipal de ensino. Foram incluídos 22 novos produtos, entre eles o arroz, de grande produção no município. Sendo o “MAIOR PRODUTORA DE ARROZ DE ALAGOAS”, o Município de Igreja Nova nunca tinha adquirido para suas escolas o referido produto, após políticas públicas e o trabalho conjunto desenvolvido em parceria com as secretarias de agricultura do Município e do Estado, Emater, Embrapa, Sebrae e os agricultores familiares local, os mesmos se organizaram em cooperativa, melhoraram a qualidade dos produtos e agora através de licitação vendem legalmente para o Município.
O contrato terá vigência de seis meses e prevê o fornecimento semanal de frutas, verduras, bolo, galinha e ovos de capoeira e polpa de frutas, respeitando o cardápio da merenda, reformulado recentemente. De acordo com Antenor Nerys, técnico da Secretaria de Agricultura, foi observado que o município atendia aos 30%, patamar mínimo, de compras da agricultura familiar e com a inclusão de 22 novos itens, poderia chega aos 100%. A inclusão do arroz nas compras do PNAE de Igreja Nova é uma grande conquista para os produtores, visto que “outros municípios já vinham comprando o nosso arroz”, destacou Nerys.
A Associação dos Moradores e Pequenos Produtores do Povoado Cajueiro Novo (ASMOCAN) e a Cooperativa dos Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga (COOPABI) foram as vencedoras da Chamada Pública. Para Anderson Santos Ferreira, produtor de banana do Cajueiro, a oportunidade de fornecer para o poder público “fortalece a economia local, beneficiando várias comunidades, tanto da região ribeirinha, como da Vista Alegre, Sapé, Cabo do Pasto, Alecrim e Timbó, que também integram a ASMOCAN”.
A conexão entre a agricultura familiar e a alimentação escolar fundamenta-se nas diretrizes estabelecidas pela Lei nº 11.947/2009, que objetiva o emprego da alimentação saudável e adequada, e o apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, sazonais, produzidos em âmbito local e pela agricultura familiar. Ganham os produtores e os alunos, que recebem alimento fresco e livre de agrotóxicos.
Acompanhe outras notícias do município de Igreja Nova
Comunidades Quilombolas de Igreja Nova comemoram Dia da Consciência Negra com festa
SUBTÍTULO OU BIGODE:
No Povoado Palmeira dos Negros, as comemorações se iniciaram ainda no dia 19, com uma Virada Cultural
MATÉRIA:
As comunidades quilombolas de Igreja Nova, Sapé e Palmeira dos Negros, com o apoio da Prefeitura, comemoraram o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, com festa. Os remanescentes dos quilombos aproveitaram a data para exaltar a cultura negra, seus costumes, sua arte, suas danças e sua culinária.
Em Palmeira dos Negros, as comemorações se iniciaram ainda no dia 19, com uma Virada Cultural. Houve exibição de uma animação sobre o potencial do negro e o filme Quilombo, sobre a história do maior representante da resistência negra, Zumbi dos Palmares. A chegada do dia 20 foi recepcionada por uma benção da Casa de Axé de Dona Vilma e fogos à meia-noite. O desfile “Brasil e África, unidos pela história e pela cultura” abriu as festividades na tarde do dia 20, seguido do concurso da beleza negra e apresentação do grupo de baianas da comunidade.
A comunidade do Sapé se juntou com a também quilombola, Tabuleiro dos Negros, da cidade de Penedo, e promoveram uma festa com palestra, apresentação do coco de roda e um animado concurso da beleza, incluindo a categoria masculina.
O vice-prefeito Manoel Mateus esteve presente às comemorações na Palmeira dos Negros e o secretário de educação, Ricardo Costa, participou da festa promovida pela comunidade do Sapé.
Escolas Municipais de Igreja Nova recebem prêmio Ib Gatto de qualidade na educação
O prêmio foi instituído em 2016, pelo Governo de Alagoas, é destinado às escolas públicas municipais que tenham se destacado na melhoria da qualidade do ensino público
As Escolas Municipais de Educação Básica Professora Maria Nazaré França Raposo e Professora Aurita Rocha foram contempladas com o Prêmio de Qualidade Municipal Ib Gatto Falcão, pelo excelente desempenho apresentado em 2017. A notícia foi publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (16) pela Secretaria de Estado da Educação. A premiação, vinte mil reais para serem investidos nas escolas, ainda não tem data definida para acontecer.
O prêmio foi instituído em 2016, pelo Governo do Estado, é destinada às escolas públicas municipais que tenham se destacado na melhoria da qualidade do ensino público municipal, expresso pelos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Dos 8 municípios da 9º Gerência Regional de educação (GERE), na qual Igreja Nova está inserida, que foram premiados, a escola Maria Nazaré França Raposo obteve a melhor nota do IDEB, 6,7.
As coordenações das duas escolas estão bastante satisfeitas com o resultado, reflexo do empenho e do compromisso das equipes pedagógicas, do secretário Ricardo Costa e da Prefeita Vera Dantas, que tem buscado melhorar a cada dia a qualidade do ensino ofertado no município.
Novembro Azul tem atividades nas Unidades de Saúde de Igreja Nova
novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização que tem o objetivo de alertar os homens e a sociedade sobre a importância de um diagnóstico precoce para preservação da vida
A campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, ganhou uma programação extensa, em Igreja Nova. Todas as unidades de saúde do município estão realizando atividades voltadas para a saúde do homem, assim como acontece no Outubro Rosa.
A abertura foi no dia 13 de novembro, com uma palestra para cerca de 100 homens, na Escola Júlio Leite, promovida pelo Programa de Saúde da Família (PSF) seis, que atende aos moradores da área urbana. Além da palestras, as unidades estão ofertando teste de glicemia, aferição de pressão arterial, testes rápidos, eletrocardiogramas, vacinação e aula de ginástica com educador físico.
Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização que tem o objetivo de alertar os homens e a sociedade sobre a importância de um diagnóstico precoce para preservação da vida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, os homens com casos da doença na família devem fazer o exame a partir dos 45 anos, os demais aos 50 anos.
O dia D da campanha, em Igreja Nova, aconteceu no sábado, 24 de novembro, com a realização de consultas com urologista, na Emergência 24 horas Domitila Gila Raposo, antiga Casa Maternal.
SECOM DE IGREJA NOVA/AL