Igreja Nova mobilizada contra abuso e exploração sexual infantil
Igreja Nova está mobilizada para combater a exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes. Atuando de forma preventiva ou diretamente nos casos com violência comprovada, a Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve e apoia ações regulares por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS Palmeira dos Negros) e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS Renascer).
Para ampliar a necessidade de coibir atitudes e comportamentos que atentam contra a integridade física e psicológica de crianças e adolescentes, a Gestão Governando Para Todos reuniu estudantes da rede pública e pessoal das Secretarias de Assistência Social e da Educação no Ginásio Poliesportivo Gila Raposo.
Realizado na última sexta-feira, 20, o evento realizado com participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente foi aberto com palestra sobre o caso Araceli, uma garota de 8 anos que foi drogada, estuprada e carbonizada em 18 de maio de 1973, crime registrado no estado do Espírito Santos que permanece impune.
Após a palestra, o grupo teatral arapiraquense Luzes da Ribalta encenou situações inspiradas na vida real. Uma adolescente vítima de abuso no lar onde reside foge de casa após ser enganada com falsa promessa de agência de modelo ‘fantasma’. A menina volta para sua família e o autor do abuso é preso, o que nem sempre ocorre fora dos palcos.
Para evitar a impunidade, uma das saídas é a denúncia, conforme foi destacado. Para isso, basta telefonar para o Disque 100, o sigilo da informação é garantido. Acompanhar o uso de redes sociais por crianças e adolescentes é outra forma de evitar a ação criminosa. O diálogo franco entre pais e filhos também é indispensável.
Antes da caminhada que reforçou o alerta sobre o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescente, a Secretaria de Assistência Social serviu lanche para todos os estudantes. Enquanto as crianças se alimentavam, o humorista Gilvan Podderosa fazia suas brincadeiras com a plateia que concluiu o evento na Praça Agnelo Moreira, centro de Igreja Nova.
ASCOM IGREJA NOVA