Influenciadores digitais são convidados para compartilhar a cultura e arte dos municípios no “Cidades e Gestores” Cidades e Gestores - Congresso e Expo
Com entrada gratuita, o “Cidades e Gestores” convidou influenciadores digitais nos diversos segmentos da indústria criativa para um passeio turístico, desde quinta (12), em mais de 3,5 mil metros de corredores na feira dos municípios. Na Expo, os municípios alagoanos são representados com a presença de artesãos locais. Nas redes sociais, cada recomendação é oportunidade para compartilhar, aos seguidores, peças artísticas, artesanato e gastronomia. Um público que leva em consideração a opinião das personalidades favoritas na hora de consumir.
A blogueira Thatynha, por exemplo, adquiriu uma bolsa do material “palha da taboa” no município de Feliz Deserto e, na contagem, dedicou 25 minutos da sua rede com 134 mil seguidores. “Alagoas é uma cultura rica. Apenas na exposição, com ajuda dos artesãos, descobri que vários tipos de peças artísticas eram produzidos originalmente em nossa terra. São coisas lindas”, disse Thatynha, do @dicasdathatynha. No passeio, ela postou detalhes de fio a fio de cada município e, impressionada, elogiou a organização, limpeza e comércio dos produtos no Cidades e Gestores.
Quanto mais influenciadores digitais no mesmo lugar e ao mesmo tempo, melhor. Isso torna a divulgação – das peças artísticas – mais poderosa, pois cada influencer atinge um grupo diferente de pessoas. Na lista, a jornalista Aurea Dantas, Rey Costa, Gilberto Lyra, Gabryella Sampaio, João Kaio, Wilson Smith, Arconço Teixeira, Geovana Costa, Caminhos do São Francisco e os blogueiros @nossoconceito, @praticaalagoas foram outros participantes do passeio. Nos últimos anos, segundo uma pesquisa da agência especializada em marketing de influência Media Kix, quase 85% dos grandes festivais norte-americanos utilizaram algum tipo de marketing de influência.
“Essa é a maior feira de arte e cultura de Alagoas. Somos abençoados de riquezas naturais. Às vezes, vamos para outro estado para procurar cultura por não conhecermos a nossa”, explica Geovana Costa, conhecida por dicas de comportamento. A jornalista Aurea Dantas, que já apresentou programas de entretenimento, indicou o mel e os produtos criados a partir da palha da taboa, como cestas, bolsas e papel reciclado. Com ajuda dos gestores, os municípios se envolveram para garantir a presença dos influenciadores na feira. Direto dos Estados Unidos, o influenciador Rey Costa compartilhou o “Cidades e Gestores” para 2 milhões de seguidores. “De coração, meus agradecimentos a Associação dos Municípios Alagoanos por dedicar quatro dias de evento para cultura de cada região”, finaliza.