Inova Pilar Expert: qualificação de 15 startups avança com prova de conceito Municípios
Oficinas no Hub Senai avaliam a aplicabilidade de produtos e serviços inovadores; Prefeitura vai financiar projetos que apresentam soluções para problemas locais
Ascom Pilar
O Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva do Senai, em Maceió, foi palco, essa semana, de oficinas envolvendo 15 empreendedores cujas ideias prometem solucionar problemas da cidade de Pilar, na região metropolitana da capital. As startups participantes do programa Inova Pilar Expert, promovido pela Prefeitura do Pilar em parceria com o Senai, avançaram na preparação para começar a produzir a prova de conceito — ou seja, o protótipo — do produto ou serviço proposto a fim de validar a ideia antes do seu desenvolvimento final.
A oficina “Planejando a prova de conceito” avaliou a aplicabilidade de cada produto e serviço inovador, antecedendo a penúltima etapa de qualificação das empresas, que foram selecionadas no hackathon Pilar Startup Challenge, realizado durante a edição 2022 do Trakto Show, um dos maiores eventos de negócios do país. No desafio, que contou com 86 equipes inscritas, as startups criaram soluções para problemas reais do município.
Após serem premiadas pela Prefeitura do Pilar com R$ 90 mil no total, as 15 startups vencedoras da competição agora têm o desenvolvimento do produto financiado pelo município, que vai custear todas as etapas de desenvolvimento dos projetos cujas ideias forem exequíveis, contando com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para capacitar cada empreendedor e, dessa forma, viabilizar a comercialização junto ao Poder Público.
Priscila Pereira, servidora da Prefeitura de Pilar, é uma das responsáveis pela iniciativa. Ela explica que a prova de conceito vem para validar as ideias selecionadas via edital. “Esta fase confere as condições para que as empresas, de fato, tirem a solução do papel. Somente quando superado o processo de qualificação é que elas poderão desenvolver outras ferramentas, a exemplo do plano de negócios”, afirma a turismóloga, acrescentando que os participantes também vão elaborar um artigo científico para descrever, de forma qualitativa, o alcance de seus produtos.
As ações de qualificação acontecem desde abril e são realizadas pela equipe do Hub Senai de Inovação e Tecnologia, localizado no Senai Poço. Segundo a coordenadora de Inovação e Competitividade do Senai, Edjanne Ferreira, as oficinas servem para acelerar a testagem de cada ideia apresentada. “Este é um momento muito importante, é a quinta oficina ministrada pelo Senai. Estamos muito felizes com essa parceria, certos de que ela vai proporcionar grandes resultados para a cidade de Pilar e, principalmente, para a população pilarense”, atesta a coordenadora.
Entre os competidores, a expectativa só cresce. É o que garante Alcides Soares, criador de uma plataforma de gerenciamento de manutenção capaz de reunir as informações de todos os ativos da Prefeitura. Segundo ele, a ferramenta permitiria ao gestor público acessar quaisquer informações, de forma intuitiva e em tempo real, por meio do telefone celular.
“A plataforma surge para conferir mais autonomia à Prefeitura para a realização de serviços de manutenção, seja preventiva ou corretiva, evitando que as informações sobre os equipamentos se percam mediante a substituição de uma equipe ou fornecedor. Isso garante previsibilidade para cada serviço na medida em que concentra dados como a garantia e a vida útil de cada item, além de assegurar qualidade à tomada de decisões e, por conseguinte, melhorar a qualidade do serviço prestado ao munícipe”, explica o criador da plataforma Pilaresse.
—