Inovações e tendências marcam eixo Comunicação em Congresso de Municípios Congresso dos Municípios Alagoanos
Onde você pensa em estar daqui há 10 anos? Quais as inovações que virão? O que o público está absorvendo do que se está oferecendo? Com essas perguntas das sócias da empresa Mescla, Renata Mendonça e Rosa Ferro começaram a apresentar as inovações e tendências para que a comunicação pública siga os atuais caminhos.
Segundo Renata Mendonça tudo deve começar nas pessoas, entendendo os comportamentos novos tendo em vista a segmentação da comunicação. A informação não pode ser mais uma receita única. Cada município tem uma característica própria, com perfis, necessidades e comportamentos diferentes. Compreender quem é seu público e o que ele quer saber é fundamental para o uso das inúmeras novas ferramentas.
A jornalista Rosa Ferro, também da Mescla, diz que ser eterno aprendiz é uma regra básica. “O importante é saber como as pessoas gostam de ter a informação e envelopá-la de várias formas para não perder nenhum público.”
Outro ponto importante para esse avanço público, é o uso de insights a partir da análise dos dados. “Ter e entender base de dados para saber usar ferramentas ao favor, como inteligência artificial, é um caminho seguro nesse processo de modernidade”, disse a jornalista Vanessa Siqueira, da AMO dados.
A análise de dados tornou-se uma ferramenta indispensável para estratégias de comunicação eficazes. Em um cenário cada vez mais digital e conectado, compreender o comportamento do público, suas preferências e tendências é essencial para criar mensagens relevantes e impactantes.
Por meio da coleta e interpretação de informações, como métricas de engajamento, alcance e perfil demográfico, é possível alinhar ações de comunicação com os objetivos institucionais e atender às expectativas da audiência. Essa prática não apenas otimiza recursos, mas também garante resultados mais assertivos, fortalecendo a relação com os públicos de interesse.
Organizações que investem em análise de dados conseguem identificar oportunidades, antecipar desafios e promover um diálogo mais próximo e eficiente com seus stakeholders, tornando a comunicação um diferencial estratégico no mercado atual.
O evento é realizado com o apoio de importantes patrocinadores, como Banco do Brasil, BLL, BNC, Caixa, Coesa, Conisul, Desk Móveis, Editora Futura, Êxito, Fonte de Preços, GetConnect, Governo de Alagoas, Governo Federal, IBR, Igeduc, Igespe, Igov, Imap, L2D, Licita Net, Modificar, Nexsolar, Pautar Licitações, Portal de Compras, Pregoeiro Summit, Sebrae, Star Gov, TCE/Escola de Governo, Terzo, Wap e Yantec. O apoio essencial de empresas como Acione, Amaru e Capemisa também reafirma o compromisso conjunto pelo desenvolvimento sustentável e eficiente das gestões municipais.
Confira aqui a palestra completa da Vanessa Siqueira
Confira aqui a palestra completa da Mescla