INSS quer a parceria das prefeituras para agilizar serviços ao cidadão Municípios
Desde que implantou o serviço INSS digital, o Instituto está fechando parcerias com instituições e órgãos para agilizar o serviço ao cidadão. Isso significa que as agencias físicas vão desaparecer? Não, diz o Gerente Executivo em Alagoas, Edgar Barros. A intenção é reduzir o tempo médio de permanência do trabalhador na agência de 120 para 30 minutos, o intervalo entre agendamentos de 42 para um dia e o de conclusão dos processos de 81 para 13 dias.
É aí onde entram as prefeituras. A chefe do atendimento do INSS em Alagoas acompanhou o Executivo e foi a reunião da AMA, nesta segunda (dia 14) dizer que isso é possível sem que os gestores tenham qualquer custo financeiro. As prefeituras seriam uma das portas de aceso ao sistema nessa nova forma de atender ao cidadão e garantir serviços com rapidez e segurança.
Hugo Wanderley, presidente da AMA, disse que os municípios também precisam se reinventar e essa parceria com o INSS é importante. “O Instituto é um dos grandes responsáveis pelo giro da economia nas cidades e contribuir para que o cidadão possa ter acesso a ele também vai beneficiar diretamente as cidades”. Prefeito de Capela, Adelmo Calheiros, coordenador da região Central presidiu a reunião e garantiu que o projeto chegou em boa hora para facilitar a vida do cidadão.
As prefeituras terão que fazer um convênio com o INSS e, logo após capacitação de servidores, poderão utilizar o novo modelo que transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos, com a distribuição dos processos de forma eletrônica de uma unidade para outra.
A adesão dos municípios vai facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, o segurado pode fazer o pedido de benefício diretamente na prefeitura, sem precisar ir a uma agência do INSS. Os processos são enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos administrativos do INSS nos estados.
Um dos produtos do INSS Digital é o site de serviços Meu INSS (meu.inss.gov.br), que oferece serviços pela internet, como realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. O aplicativo do site também está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e Apple.
O projeto INSS Digital é a base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar e gastar com isso. Além disso, através dos canais remotos (internet e Central de Teleatendimento 135) o cidadão e as entidades representativas podem acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos.
Com informações do INSS