IV Expedição Científica e Prefeitura realizam ações em escolas municipais de Piaçabuçu Municípios
A 4ª Expedição Científica do Rio São Francisco, projeto liderado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), chegou em Piaçabuçu e trouxe consigo diversas ações que foram realizadas em parceria com a Prefeitura de Piaçabuçu e desenvolvidas em escolas municipais.
Saúde Bucal
Na Escola Faustino Victor de Araújo, a programação foi direcionada à saúde bucal. Cerca de 130 crianças, na faixa etária entre 5 e 11 anos, aprenderam sobre a importância da escovação correta e demais cuidados com a higiene dos dentes. À frente da ação estava a Professora da Ufal, Cristiane Castro, e a coordenadora da Saúde Bucal do município, Ana Paula Soares.
“Realizamos uma avaliação primária nas crianças, e estaremos as encaminhando para acompanhamento nas unidades de saúde. Esse tipo de assistência é parte da rotineira do nosso trabalho, e o que queremos é garantir a saúde bucal das nossas crianças”, enfatizou a coordenadora da Saúde Bucal do município, Ana Paula Soares.
Fisioterapia e o AVC
Na Escola Padre Luis Barbosa Leite, alunos do 9º ano, aprendiam sobre os sintomas, cuidados e prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e como a fisioterapia pode auxiliar no tratamento. Sob comando da coordenadora fisioterapeuta Yve Leão.
Educação Ambiental
Na Escola Messias Calumby, estudantes aprenderam sobre educação ambiental, com uma abordagem bastante lúdica com uso de jogos educativos. A escola recebeu a doação de materiais didáticos e uma caixa de som amplificada.
Teste da Covid-19
Além dessas ações, foram realizados também cerca de 50 testes da Covid-19 gratuitamente com os cidadãos que se voluntariaram a participar da pesquisa sobre a identificação de anticorpos neutralizantes contra o vírus do coronavírus.
Doação do micro trator
A expedição doou um micro trator para a Associação Aroeira. A entrega do equipamento foi feita por coordenadores e técnicos da expedição. A subsecretária de Educação, Van Marques, também esteve presente.
Programação cultural
À noite, houve uma programação cultural, com a realização de um sarau às margens do Velho Chico, com a participação de artistas locais, em parceria com ONG Olha o Chico.
A permanência da expedição no município se encerrou na manhã de hoje, terça-feira (09), com a pesquisa científica desenvolvida na Foz do Rio São Francisco.