Jequiá da Praia inicia levantamento epidemiológico de Saúde Bucal Jequiá da Praia
O programa pretende conhecer a real condição de saúde bucal da população e planejar tratamentos adequados
A coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Jequiá da Praia iniciou, durante o mês de outubro, o levantamento epidemiológico no município. O programa é do Governo Federal e consiste em fazer uma pesquisa de campo para avaliar a condição de saúde bucal da população.
De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal de Jequiá da Praia, Patrícia Torres, o programa será dividido em etapas e, na primeira, será voltado às crianças com idade entre 05 e 12 anos, matriculadas na rede municipal de ensino.
“O programa tem como objetivo avaliar e diagnosticar os problemas odontológicos de toda a população do município. Então nós dividimos as etapas por grupos prioritários. Após esta primeira, a avaliação seguirá com os jovens de idade entre 13 a 18 anos; depois em adultos de 24 a 30 anos e, por último nos idosos. Ao final de cada levantamento, o resultado da amostragem será a base para traçarmos um plano de ação para executarmos os tratamentos necessários”, explicou a coordenadora.
Nesta primeira etapa, o levantamento está sendo realizado nas escolas municipais, iniciando pela Escola Municipal de Educação Básica José Calazans de Medeiros, localizada no Centro. Antes do início dos trabalhos, todos os profissionais envolvidos passaram por uma capacitação.
“Fizemos a calibração dos profissionais dentistas e auxiliares, para que todos possam avaliar as crianças da mesma forma e evitar eventuais erros. Depois nós pedimos a autorização dos pais, através da assinatura de um termo que esclarece o trabalho a ser realizado. A partir daí, nós iniciamos os exame, que é a avaliação da boca da criança e o registro em ficha odontológica, para posteriormente ser consolidada e comparada aos resultados consolidado pelo país. O levantamento é importante para que nós possamos conhecer a real condição da saúde bucal e trazer planos de tratamento mais eficazes, podendo prevenir doenças futuras e sintomas indesejáveis”, explicou Patrícia Torres.
O levantamento epidemiológico é um programa do Governo Federal, que teve início em 2013. Em Jequiá da Praia, a Secretaria de Saúde iniciou este ano e pretende, no próximo ano, começar a traçar o plano de ação para a realização dos tratamentos.