Jequiá da Praia prepara estrutura para receber foliões no Carnaval 2016 Jequiá da Praia
Serviços de saúde, segurança, transporte, entre outros serão disponibilizados para os foliões
A Prefeitura de Jequiá da Praia preparou uma grande estrutura para receber os foliões no “Carnaval Tamo Junto na Folia 2016”. As estratégias foram definidas em uma reunião entre a Secretaria de Cultura e Eventos e representantes de diversas órgãos envolvidos.
Durante os quatro dias de folia no município serão disponibilizados serviços de saúde, segurança, equipes de resgate e salvamento, limpeza, transporte, entre outras coisas.
De acordo com o secretário de Cultura e Eventos, Ricardo Curvello, o município está trabalhando para garantir que não haja imprevistos durante o carnaval. “Estamos ajustando as equipes e designando ações pontuais em todas as áreas envolvidas para que não aconteça nenhum incidente durante a folia e, caso haja, estaremos prontos para atuar”, afirmou o secretário.
Segurança e trânsito
Devido os índices de violência em todo o Estado, o juiz da comarca de São Miguel dos Campos, Hélio Pinheiro Pinto, determinou o encerramento das festas às 3h da manhã. Por conta desta determinação, este ano, as apresentações no palco principal terão início às 21h.
Para garantir a segurança dos foliões, o município terá, além de seguranças particulares contratados, reforço da Polícia Militar. Serão 20 policiais por dia, que atuarão nos blocos e também nos shows durante a noite.
Além dos militares, oitenta guardas municipais irão trabalhar no ordenamento do trânsito, bloqueio de ruas, segurança do patrimônio público, além de auxiliar o trabalho da Polícia Militar.
Algumas ruas serão interditadas durante a folia de Momo. No sábado, dia 06, o acesso à Praça José Pacheco será fechado a partir das 14h. Nos demais dias (domingo, segunda e terça), o fechado será a partir das 18h.
Também no domingo, devido a passagem do trio elétrico do arrastão Tamo Junto, a partir das 10h, não será permitido estacionar nas proximidades do Campo da Lagoa e Ruas Santo Antônio e Santa Cruz. Os acessos a essas localidades também serão fechados.
Segurança para banhistas – Com praias lotadas durante o carnaval, 14 bombeiros irão fazer o monitoramento dos banhistas. As equipes serão divididas entre as praias de Lagoa Azeda e Barra de Jequié.
Saúde
A Secretaria de Saúde também estará presente no “Carnaval Tamo Junto na Folia 2016”. Nos quatro dias de festa, uma equipe com médico e enfermeiro estará de plantão na Unidade 24h, no Centro. Além disso, uma ambulância ficará à disposição para alguma eventualidade.
Limpeza e abastecimento
O município terá um reforço na equipe de limpeza durante o carnaval e haverá recolhimento de lixo nos quatro dia de folia.
O abastecimento de água também está garantido no Carnaval. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Jequiá da Praia (SAAE), equipes ficarão de plantão para qualquer eventualidade.
O secretário de Cultura e Eventos, Ricardo Curvelo, reforçou o comprometimento e a dedicação da equipe na realização do carnaval. “A equipe está toda afinada e comprometida para fazer o carnaval de Jequiá da Praia, que já é tradição no Litoral Sul. Diante de toda a crise, com muito esforço nós vamos conseguir fazer a festa para os jequiaenses e para os turistas que alugaram casas e compraram pacotes nas pousadas para curtir o carnaval em nosso município”, disse o secretário.
O prefeito Marcelo Beltrão também destaca a importância dos festejos para o município e a movimentação da economia durante os dias de festa.
“Muitos municípios decidiram não fazer o carnaval, mas Jequiá da Praia é uma cidade litorânea, de veraneio, onde o carnaval já se tornou uma tradição. Durante os quatro dias de festas a cidade fica lotada de turistas, as pousadas são reservadas meses antes e muitas casas são alugadas para as famílias que querem curtir a folia. O carnaval movimenta a economia no município e por isso decidimos realizar esta festa tão tradicional” disse o prefeito Marcelo Beltrão.
ASCOM JEQUIÁ