Disputa entre Marechal Deodoro e Jequiá da Praia transformou a matemática em espetáculo no palco cultural da Feira dos Municípios.
Texto: Débora Muniz

A grande final da 1ª Copa Intermunicipal de Matemática marcou um dos momentos mais simbólicos da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos, ao colocar frente a frente os municípios de Marechal Deodoro e Jequiá da Praia, no palco de atrações culturais, no domingo (25).
A disputa consagrou Jequiá da Praia como grande vencedora da competição, celebrando o talento dos estudantes e reafirmando o compromisso da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com a valorização da educação pública.
Ao fim das etapas, a equipe de Jequiá levantou o troféu e comemorou o resultado que coroou uma trajetória de dedicação, estudo e superação. A aluna Maria Anelly, de 13 anos, destacou a emoção de conquistar o título. “É uma questão de muito nervoso, mas basta se concentrar e pensar: eu estou aqui por um motivo, eu sou capaz. É só acreditar e batalhar pelo seu resultado”, afirmou.
Ela também contou que a preparação começou assim que recebeu a notícia da participação na Copa. “Eu disse para minha mãe: ‘vou começar a estudar e vou trazer essa medalha para casa’. Estudei expressão numérica, estudei várias coisas e no final cheguei nesse resultado. Minha mãe é o meu maior motivo”, completou.
Caminho até a final
A Copa reuniu estudantes dos 16 municípios alagoanos melhores colocados na OBMEP, dos quais 13 participaram da competição durante a Feira. A primeira etapa foi realizada no primeiro dia da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos, dando início à maratona de desafios que movimentou o evento ao longo da programação.
O formato, em sistema de duelos entre cidades, transformou a matemática em um verdadeiro espetáculo de conhecimento, integração e valorização da educação pública.
As semifinais também foram realizadas no domingo (25). Na primeira disputa, Marechal Deodoro venceu Limoeiro de Anadia. Na outra chave, Jequiá da Praia superou Satuba.
Com os resultados, Marechal e Jequiá avançaram para a grande final, encerrando a competição diante de um público vibrante no espaço cultural da Feira.
Orgulho para a educação
Para o professor de matemática de Jequiá da Praia, Carlos Ivanildo, a conquista representa a realização de um sonho. “O sonho de todo professor é ver seus alunos se superando a cada dia e alcançando seus objetivos. Quando a gente entra em sala de aula, esse é o nosso maior propósito”, afirmou.
Segundo o professor, a iniciativa fortalece o ensino da matemática em todo o estado. “É uma forma de levar a matemática para todo Alagoas. Ela está presente em tudo na vida, não só nos índices de educação, mas no cotidiano. Incentivar os alunos dessa forma é fundamental.”, afirmou o professor.
Educação que transforma
A Copa Intermunicipal de Matemática foi idealizada a partir da aproximação entre a AMA e a Ufal, com o apoio do presidente da entidade, Marcelo Beltrão, e se consolidou como uma ação inédita no estado, ao unir educação, cidadania e integração municipal em um grande evento público.
Mais do que uma competição, a iniciativa mostrou que o conhecimento também pode ser celebrado e que a matemática, quando ganha palco, também emociona.
Alunos vencedores de Jequiá da Praia:
- Luan Wictor, 14 anos
- Maria Anelly, 13 anos
- João Gabriel, 12 anos
- Arthur Gabriel, 13 anos

