Jovens de Santa Luzia do Norte criam projetos de comunicação para transformar o território no Engenho de Influencers

Oficinas, mentorias e criação colaborativa resultaram em cinco iniciativas de impacto local; Grupo vencedor passará por incubação no Instituto Engenho de Ideias.

Santa Luzia do Norte viveu uma experiência inédita de formação, escuta e protagonismo jovem, nos dias 2 e 3 de agosto. O município recebeu a primeira edição do Engenho de Influencers, projeto realizado pelo Instituto Engenho de Ideias (IEDI), com foco na capacitação de adolescentes e jovens de 14 a 29 anos em comunicação, pertencimento e produção de conteúdo com impacto social.

A iniciativa reuniu jovens que participaram de oficinas práticas com especialistas em Alfabetização Midiática e Informacional, Educomunicação, Audiovisual, Jornalismo Cidadão, Cultura e Design Thinking. A proposta foi construída em formato de trilha, onde os participantes passaram por vivências formativas e foram desafiados a criar projetos de comunicação, capazes de fortalecer o território, dar visibilidade à identidade local e movimentar a economia criativa da cidade.

A ação culminou na formação de cinco grupos, que apresentaram seus projetos para uma banca avaliadora no final do evento. O grupo vencedor criou a Agência ArteMovi, um negócio de impacto de marketing que pretende usar o Instagram para impulsionar o trabalho de empreendedores culturais e artistas locais, como produtores de artesanato, pintura, crochê, escultura e demais expressões artísticas, preservando e valorizando a arte e impulsionando a economia criativa local.

“O mais poderoso desse projeto é ver jovens falando sobre onde vivem com orgulho. Eles entenderam que comunicação é ferramenta de transformação e de fortalecimento da cultura e da história”, destaca Mariane Maio, coordenadora do Projeto.

A equipe ganhadora levou como prêmio R$500 e agora passará por um processo de mentorias com foco em estruturação, plano de ação e execução do projeto, com sede no próprio Instituto Engenho de Ideias. A ideia é que o produto midiático se torne uma ação contínua no território e gere impacto direto na comunidade.

O Engenho de Influencers foi realizado com apoio do Instituto Equatorial, instituição que faz parte do Grupo Equatorial, e promoveu uma imersão formativa inédita na região, reforçando o papel do Instituto Engenho de Ideias como agente mobilizador da juventude no estado.

“Iniciativas como o Engenho de Influencers demonstram a força da juventude na promoção do desenvolvimento local. O Instituto Equatorial reafirma seu compromisso com a escuta qualificada, o respeito às comunidades e o fortalecimento de ações que impulsionam a economia criativa com responsabilidade e propósito.”  Janaína Ali, coordenadora do Instituto Equatorial.

Sobre o IEDI:

O Instituto Engenho de Ideias foi criado em 2005 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da Cultura, Meio Ambiente, Esporte, Turismo e História Alagoana. A proposta da OSC é despertar a auto-estima da comunidade local e sensibilizá-la para a importância dos processos sistêmicos sociais, culturais e étnicos para a construção da nação brasileira e de seu povo, valorizando as potencialidades economicamente producentes e sócio-educativas.

@institutoengenhodeideias

Sobre o Instituto Equatorial:

Criado em julho de 2024, o Instituto Equatorial é um legado do Grupo Equatorial, com a missão de contribuir para a redução das desigualdades sociais nas regiões em que atua. Desenvolvendo soluções alinhadas à realidade local, o Instituto promove o desenvolvimento de comunidades por meio de parcerias estratégicas e iniciativas de impacto. @institutoequatorial