Jundiá comemora emancipação e ações para a mulher Jundiá
Para fortalecer os instrumentos de combate e acolhimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, realizou na manhã da última segunda-feira (22) o “Encontro Lilás”, uma ação de conscientização com a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas (PMAL).
A iniciativa envolveu mais de 80 participantes, entre mães e pais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa Criança Feliz, Grupo de Mulheres Prosa de Amor e Grupo de Idosos; profissionais das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação; além de participantes do Terço dos Homens, da Igreja Nossa Senhora da Conceição, e Grupo de Senhores, da Assembleia de Deus.
O encontro ficou marcado pela abordagem sobre os principais pontos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) e a conscientização sobre os tipos de violência doméstica, diferença entre feminicídio e femicídio e também os motivos que levam mulheres a recuarem da denúncia.
A Patrulha Maria da Penha também executou, para o público masculino, o projeto “Juntos por Elas”, que busca desconstruir os homens quanto ao combate da violência contra mulher, apresentando como a legislação protetiva às mulheres funciona e reflexões sobre a relação entre os dois.
A secretária municipal Bruna Galvão destacou que a violência doméstica e familiar está sendo amplamente tratada no município, através de ações coordenadas da secretaria, com o propósito de propagar e desmistificar que a violência é qualquer ação que possa ocasionar dano físico, sexual, psicológico ou sofrimento a uma mulher.
“A violência, prevista na Lei Maria da Penha, pode acontecer dentro do lar, entre membros do grupo familiar e entre pessoas que mantêm relações íntimas de afeto, mesmo sem o convívio sob o mesmo teto. Em briga de marido e mulher temos que nos meter sim, para apoiar as mulheres vítimas de violência!”, orienta a secretária da pasta.
Agosto Lilás
O Encontro Lilás faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pelo CREAS durante a campanha Agosto Lilás, de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída pela Lei Maria da Penha, que em 2022 completou 16 anos.
Em caso de violência doméstica, as mulheres podem usar o Disque 180. O número presta acolhida e escuta mulheres em situação de qualquer tipo de violação ou violência de gênero. Os casos são encaminhados aos órgãos responsáveis. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Para garantir proteção e acompanhamento adequado, a Secretaria Municipal de Assistência Social orienta as vítimas a também procurarem o CREAS, indo pessoalmente na Rua Santa Terezinha, no centro da cidade, ou entrando em contato pelo número (82) 99302-4728.
Festa com salário em dia: Jundiá comemora 62 anos de emancipação e prefeito antecipa salário de agosto
Por meio de suas redes sociais, o prefeito de Jundiá, Jorge Galvão, deu uma boa notícia para os servidores públicos do município. A liberação já nesta quarta-feira, 24, do pagamento de todos os servidores referente ao mês de agosto. E a boa notícia é que com isso, os servidores terão dinheiro no bolso para participar das comemorações pelos 62 anos de emancipação política do município, que acontece na sexta, dia 26.
“Espalha aí! Bora curtir a festa de emancipação de Jundiá com dinheiro no bolso! Amanhã [quarta, 24] tá na conta”, publicou o prefeito. A programação pelos 62 anos de emancipação de Jundiá teve início na segunda, 22, com a realização do I Festival Cultural contendo diversas apresentações, comprovando a diversidade cultural do município. O evento aconteceu no ginásio de esportes Fernando Costa e contou com a presença do prefeito Jorge Galvão, a primeira-dama Bruna Brasileiro e secretários municipais.
Desde o início de sua gestão, que o prefeito Jorge Galvão tem mantido o compromisso de pagar em dia aos servidores municipais de Jundiá, comprovando o respeito que sua gestão tem com quem faz o município crescer.