Laboratório de São Luis do Quitunde reabre após mais de um ano desativado Municípios
O laboratório do município de São Luis do Quitunde, que estava desativado há mais de um ano, reabriu há uma semana com equipamentos novos e insumos necessários para a realização de vários exames a exemplo de ácido úrico, bilirrubina total de frações; colesterol LDFL, HDL e Total; creatinina; glicose; triglicerídios; TGO; TGP; ureia; baciloscopia; parasitológico de fezes; sumário de urina, coagulograma; hemograma completo; velocidade de hemossedimentação (VHS); e VDRL. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz do Quitunde, Francine Wanderley, a marcação dos exames é realizada por meio do Sistema Nacional de Regulação on-line (Sisreg), criado para o gerenciamento de todo o Complexo Regulatório, que inclui desde a rede básica à internação hospitalar.
Segundo ela, pelo menos 50 pessoas são atendidas por dia e há pouco tempo até os exames mais simples, a exemplo do hemograma, eram judicializados, ou seja, para serem realizados precisavam da intermediação da Justiça. “Até a semana passada a população estava totalmente desassistida porque os recursos financeiros eram aplicados no laboratório, mas nada era comprado para que ele funcionasse”, ressaltou Francine.
O assessor técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Joelson Lisboa, destacou que há a possibilidade iminente de ampliação dos serviços do laboratório para atender aos municípios circunvizinhos e, com isso, fortalecer a 2ª Região de Saúde. O laboratório fica localizado nas imediações da Praça da Prefeitura de São Luis de Quitunde e a população pode dispor dos serviços de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h.