Luciano Barbosa destaca parceria da AMA no avanço da Educação Educação
Durante a reunião foram apresentadas as novidades do Escola 10 para 2019
Com o apoio dos prefeitos, Alagoas alcançou 16° lugar no ranking dos estados brasileiros com a melhor educação do país. Como recompensa desse trabalho em conjunto, os municípios que se destacaram ultrapassando as metas estabelecidas pelo estado vão receber uma premiação em dinheiro. O anúncio foi feito pelo vice-governador Luciano Barbosa, durante a reunião da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), nesta segunda-feira (11).
Além da premiação, o secretário também anunciou as novidades para o programa “Escola 10” no ano de 2019. Entre eles, está a cartilha de alfabetização, que faz parte do programa alfabetizando na idade certa, que será distribuída para 160 mil alunos. O vice-governador fez a entrega simbólica para o presidente da AMA, Hugo Wanderley. Na reunião, os prefeitos tiraram dúvidas sobre o projeto e garantiram a parceria.
“Houve um esforço enorme dos municípios, seus secretários de educação e seus professores municipais que ajudaram muito a gente a mudar a história do Ideb e a história da qualidade da educação nas nossas escolas públicas aqui no estado de Alagoas, então eu primeiro venho a agradecer aos prefeitos em nome do prefeito Hugo Wanderley que é o presidente da AMA.”, afirmou Luciano Barbosa.
A meta é ficar entre os 10 primeiros estados em 2019 e entre os 5 primeiros em 2021. “A meta é ousada, mas estamos dispostos a lutar pela educação em Alagoas”, destacou a representante da União dos Dirigentes Municipais da Educação em Alagoas (Undime-AL).
“A gente precisa focar ainda mais, trabalharmos de mãos dadas. Os municípios, o governo de Alagoas. Ano passado todos os municípios de Alagoas, os 102 abraçaram esse projeto e os resultados foram excelentes, mais de 80% dos municípios alcançaram as metas do Ideb e esse ano não será diferente. O governo do estado tem feito por todas as formas pra estimular os profissionais”, frisou o presidente da AMA.
Lista dos municípios que vão receber a premiação:
Município que alcançaram a meta nos anos finais, prêmio de R$476.190,47
- Água Branca
- Belém
- Boca da Mata
- Cacimbinhas
- Coqueiro Seco
- Coruripe
- Dois Riachos
- Feliz Deserto
- Jacaré dos Homens
- Maravilha
- Minador do Negrão
- Novo Lino
- Olho D’Água Grande
- Pindoba
- Roteiro
- Santana do Mundaú
- São José da Tapera
- São Luiz do Quitunde
- Satuba
- Teotônio Vilela
- Viçosa
Municípios que alcançaram a meta nos anos Iniciais, prêmio R$588.235,29
- Barra de Santo Antônio
- Barra de São Miguel
- Belém
- Cacimbinhas
- Coruripe
- Dois Riachos
- Feliz Deserto
- Jacaré dos Homens
- Jaramataia
- Limoeiro de Anadia
- Pindoba
- Piranhas
- Roteiro
- São Luís do Quitunde
- São Miguel dos Milagres
- Teotônio Vilela
- Viçosa