Mais de 130 alunos participam da 2ª fase da OBMEP em Teotônio Vilela Municípios
Neste sábado (08), mais de 130 estudantes das escolas municipais de Teotônio Vilela participaram da de todo o país farão a prova da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2022). A atividade, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), tem a finalidade de despertar o interesse dos alunos e revelar talentos.
A avaliação que é uma referência a nível nacional em descobrir e promover jovens talentos, foi realizada no prédio da escola Dom Avelar Brandão.
De acordo com a secretária de Educação, Noêmia Pereira, essa participação na OBMEP faz parte das políticas públicas do governo municipal, de incentivo à imersão no mundo das olimpíadas científicas, através do projeto Laboratório de Iniciação Científica, o LaIC.
O LaIC foi desenvolvido pela gestão municipal e é voltado para a potencialização das aprendizagens, fomento à criatividade e inovação.
Para que os alunos estivessem preparados para essa segunda etapa, a Secretaria Municipal de Educação dividiu as turmas e realizou aulas com professores específicos que trabalharam com o itinerário formativo e metodologia da Obmep. Eles fizeram avaliação através da resolução de questões de provas anteriores.
“Foram dois meses de intensa interação com foco no estímulo ao estudo da matemática e potencialização dos talentos através da preparação e consolidação das aprendizagens dos estudantes na área”, afirmou a secretária.
A Semed organizou ainda toda a logística para garantir a participação de todos os aprovados, disponibilizando transporte e lanche.
Neste ano, os alunos que fazem parte do LaIC participarão também da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA/MOBFOG, da Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas -OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas OBMEP MIRIM – (2ª ao 5ª ano do ensino fundamental) e na Olimpíada Alagoana de Matemática – OAM.
“Para o ano de 2023, o objetivo é aumentar consideravelmente a quantidade de participantes no maior número possível de olimpíadas científicas para dar a nossos estudantes maiores oportunidades educacionais”, finalizou a secretária.
ASCOM TEOTONIO