Mais uma iniciativa de combate ao mosquito Aedes aegypti: Porto Calvo promove palestra educativa

Nesta quarta- feira, 27, portocalvenses são convidados para palestra educativa com o tema “Orientações, prevenção e controle sobre dengue, zika e chikungunya”. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil acontecerá no Centro Comunitário Calabar das 9h às 13h.

O evento tem como público alvo agentes comunitários de Saúde e Endemias, profissionais de saúde, diretores e professores da Rede de Ensino Municipal, Secretários e profissionais dos órgãos da municipalidade, representante da Defesa Civil, coordenador de Vigilância Epidemiológica e supervisor de Endemias dos Municípios da 2ª Região de Saúde.

O objetivo da ação é esclarecer a população, profissionais de saúde e órgãos municipais sobre a tríplice endemia transmitida por um único vetor, o Aedes aegypti.  “É importante sensibilizar o cidadão sobre o papel de cada um no combate ao mosquito, apontando ações de prevenção e controle que possam ser tomadas” explica a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Danielle Vasconcelos.

Segundo Danielle, a iniciativa de Porto Calvo se deu pela situação geral do país, que vive um aumento nos números de casos notificados e agravos associados ao zika vírus, a exemplo da microcefalia.

O município já apresenta um histórico de combate ao mosquito através de mutirões, visitas domiciliares e palestras nas escolas realizados nos últimos três anos por agentes de endemias e, recentemente, por agentes comunitários de saúde. “Este compromisso só foi possível devido a liberdade para o desenvolvimento do nosso trabalho com o apoio do prefeito Ormindo Uchôa” afirma o médico e secretário de saúde de Porto Calvo, Paulo de Jesus.

Segundo a Coordenadora regional do Litoral Norte de Alagoas e Coordenadora da Defesa Civil Municipal de Maragogi, Aliete Luna, é necessário unir forças entre a equipe de gestão, colégios e comunidade para que o combate ao mosquito e a conscientização da população tenha êxito. “Será um prazer estar mais uma vez presente em Porto Calvo, já estive duas vezes ajudando o corpo técnico da saúde montada para as ações no município e estão de parabéns pelo empenho” acrescentou Aliete Luna.