Maternidade de Campo Alegre realizou mais 100 partos naturais nos primeiros 07 meses do ano Campo Alegre
Com a proposta de humanização nos serviços em saúde, a Unidade Mista Senador Arnon de Melo no município de Campo Alegre, visa estimular melhorias ao atendimento as gestantes, monitorando, acompanhando e planejando as ações que estejam integradas ao programa de humanização que o Ministério da Saúde preconiza dentre a Integralidade, Equidade e Universalidade.
O hospital tem a preocupação de acolher da melhor forma a todas as parturientes.
Desde o ano de 2013 quando a maternidade voltou a funcionar, vem sendo fortalecido com o projeto “Rede Cegonha” oferecendo partos naturais humanizados, acompanhados por médicos, enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem capacitados em partos e o acolhimento da família.
Só nos primeiros 07 meses de 2023, a Maternidade de Campo Alegre realizou 109 partos naturais com acolhimento humanização. (Janeiro 12, fevereiro 23, Março 20, Abril 12, Maio 24, Junho 06 e julho 12 partos realizados).
No momento do pré-parto, parto e pós-parto as equipes capacitadas realizam orientações, manejos clínicos, exercícios posturais para aperfeiçoar o parto e estimular a confiança das gestantes e ou primigestas no sentido de garantir um parto humanizado ofertado por seu próprio município, com profissionais qualificados como preconiza o SUS.
No momento mais mágico de toda mulher que pretende “ser mãe”, elas contam com o apoio do serviço social, psicologia, nutricionistas enfermeiros obstetras e uma equipe preparada garantindo a gestante e seus acompanhantes todo o processo do nascimento.
Logo após o nascimento, o bebê realiza o teste do olhinho o teste do coraçãozinho e direcionado ao registro civil ainda na maternidade e encaminhados para a vacinação.
A maternidade apoia a amamentação e estimula a todas as mamães intensificando o leite materno e suas propriedades como um alimento nutritivo saudável para o desenvolvimento do seu bebê e todo o acompanhamento destas crianças são realizados pela vigilância nutricional do município e as equipes da atenção primária saúde.
Por conta da implantação de importantes políticas voltadas a primeira infância o município já recebeu o Selo UNICEF referente aos anos 2017 a 2020, e novamente está em busca da certificação, que é resultado de um grande trabalho desenvolvido em prol da população.