Movimento Maio Amarelo orienta portocalvenses sobre segurança no trânsito Notícias
Nesta terça-feira, 23, o Núcleo de Apoio e Saúde da Família (NASF) em parceria com o Núcleo de Promoção e Prevenção da Saúde (NUPS) promovem em Porto Calvo o Movimento Maio Amarelo. A ação acontece das 8h30min às 12h, na praça Padre Cícero, local de grande fluxo de entrada e saída de pessoas da cidade.O Movimento tem como objetivo central chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, tendo como proposta diminuir esses índices ao conscientizar não só motoristas, mas também pedestres.
“Acidentes com meios de transporte não ocorrem só em cidades grandes, capitais; aqui em Porto Calvo há um índice alto de acidentes com motos, além de pessoas em reabilitação. Sendo assim, essa ação vem tentar conscientizar os portocalvenses para que o fluxo do trânsito corra da melhor maneira” explica a coordenadora do NASF 1, Geize Lima.
Durante toda a manhã serão distribuídos panfletos, adesivos e o laço na cor amarela- marca que simboliza o movimento- por técnicos do NASF e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O Movimento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Calvo, da Secretaria Municipal de Saúde e da Semas.
Estatísticas
Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. É A nona maior causa de mortes no mundo. Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade). Sabendo disso, o Movimento Maio Amarelo é uma das importantes iniciativas para a segurança no trânsito.
ASCOM PORTO CALVO