Municipalistas convidam poderes para Marcha 2022 Municípios
Bolsonaro recebe convite da CNM para participar da Marcha e sinaliza apoio à PEC 122/2015
Após reunião com integrantes do Conselho Político e parlamentares na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o primeiro compromisso do presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, na tarde desta terça-feira, 15 de março, foi com o presidente Jair Bolsonaro. O líder municipalista formalizou o convite ao chefe do Executivo para participar da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e pediu o apoio do governo federal. Clique aqui para confirmar a sua presença.
A maior mobilização municipalista da América Latina retorna à programação do calendário municipalista após ter sido cancelada por dois anos consecutivos em razão da pandemia. O evento acontece na capital federal de 25 a 28 de abril. Nesta edição, por ser realizada em ano eleitoral, o evento reunirá os candidatos à Presidência da República. Será a oportunidade de os participantes conhecerem as propostas e debater temas de interesse dos Municípios.
PEC 122/2015
Também no encontro, Ziulkoski reforçou ao presidente da República a necessidade da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, matéria fundamental para a gestão local. O texto impede a criação de novos encargos sem definir a fonte de recursos. Bolsonaro sinalizou positivamente para a aprovação da matéria.
Comitiva municipalista convida presidente da Câmara e pede o avanço de pleitos
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também recebeu , o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e outras lideranças municipais , entre elas a prefeita Rosiana Beltrão, vice-presidente da Entidade, sua residência oficial em Brasília. A comitiva municipalista convidou o parlamentar para participar da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e pediu apoio para o avanço de matérias essenciais que irão ajudar a viabilizar a administração local.
Aguardando votação no Plenário da Câmara, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015 que proíbe a criação de novas despesas sem definir a origem dos recursos foi um dos assuntos da reunião. Ziulkoski ressaltou que esse pleito é histórico e que a sua aprovação vai trazer segurança aos Municípios.
Outro pleito prioritário, o PLS 4.576/2021, regula associações de Municípios visa a estabelecer um marco jurídico para as atividades dessas entidades. A tendência é de que o pleito seja pautado nos próximos dias. A XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios será realizada entre os dias 25 e 28 de abril na capital federal. Clique aqui para confirmar a sua participação.
Por: Allan Oliveira