Município de Atalaia ganhará cinco poços para melhorias no abastecimento de água Atalaia
O prefeito Zé do Pedrinho e o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Thyago Tenório, estiveram no gabinete do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres. Na oportunidade, o gestor apresentou a problemática situação de abastecimento de água em algumas localidades do município de Atalaia, e solicitou a perfuração de poços na região.
Atento às reivindicações, o secretário garantiu que ainda no primeiro semestre, uma equipe da Semarh fará uma visita técnica ao município para identificar os locais que existe maior probabilidade de bolsões de água e que são propícios para a instalação dos poços.
“Apresentamos um estudo ao secretário que aponta doze áreas do município que sofrem com a crise hídrica. A princípio, ele nos garantiu a construção de cinco novos poços, o que já representa um avanço para a problemática de água existente em várias localidades, e que certamente contribuirá para amenizar os problemas enfrentados pelos atalaienses”, destacou o prefeito Zé do Pedrinho.
O secretário Thyago Tenório, acredita que a chegada dos poços auxilia no desenvolvimento do município, além dos benefícios à saúde dos moradores das regiões contempladas. “Dos cinco poços que o Secretário Ayres já nos garantiu, duas áreas já foram definidas pelo prefeito: Maria de Nazaré e povoado Chã da Jaqueira. As demais serão avaliadas em conjunto com a equipe técnica da Semarh”, explicou.
Prefeito Zé do Pedrinho nomeia membros da Comissão Municipal de Distribuição de Sementes
Agricultores atalaienses receberão mais um incentivo para as suas lavouras. É que o Prefeito Zé do Pedrinho assinou um decreto que nomeia os membros da Comissão Municipal de Distribuição de Sementes. O objetivo da comissão é cadastrar o município junto ao Programa de Distribuição de Sementes para o plantio da safra 2016.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Neto Acioly, essa comissão, entre outras atribuições, irá selecionar e mobilizar as instituições locais e representantes dos agricultores para a preparação das listas de beneficiários, alertando para o cumprimento dos critérios estabelecidos, além de organizar a entrega das sementes.
O prefeito Zé do Pedrinho destaca a importância do projeto do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, uma vez que, são sementes de excelente qualidade. “Atalaia não poderia deixar de aderir ao projeto e fornecer aos nossos agricultores esse material. Todo benefício que chega ao agricultor é uma forma de investimento para assegurar o homem no campo e incrementar a economia do município. Eles serão beneficiados pelo projeto e serão cadastrados no banco de sementes, onde a partir daí, terão a chance de diversificar as suas lavouras”, defende o gestor.
“As sementes de feijão, milho, sorgo forrageiro e arroz, vão chegar aos agricultores nos meses de março e abril. Com isso, o produtor poderá plantar no tempo certo e, com a chuva que eu tenho certeza de que virá, teremos uma colheita abundante este ano”, concluiu Zé do Pedrinho.