Município interessado em participar do Sistema Alerta do Simples deve enviar dados até dia 31 Finanças
Os Municípios que desejam participar do Sistema Alerta do Simples Nacional (Alerta SN) devem encaminhar a documentação exigida até 31 de agosto, segundo informa a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O sistema é iniciativa conjunta dos Fiscos federal, estadual, distrital e municipal. Ele foi criado para estimular a autorregularização de contribuintes optantes pelo regime, em virtude de comunicado das administrações tributárias no Portal do Simples Nacional.
Uma vez que as ações da edição Alerta SN/4 estão sendo planejadas, a Confederação alerta que aqueles gestores municipais que desejam usar a ferramenta devem encaminhar a relação dos contribuintes – selecionados por omissão de receita nos anos-calendários 2014 e 2015 com base em notas fiscais de serviço – nos padrões da tabela anexa e até o final do mês.
Ainda segundo explicações da área de Finanças da CNM, as informações precisam ser enviadas, porque a Receita Federal do Brasil (RFB) não dispõe de base de dados de notas de serviço. Além disso, os Fiscos participantes assumem o compromisso de colaborar na fase de fiscalização, prevista para o primeiro semestre de 2017, de acordo com a capacidade operacional de cada um.
Etapa
Outro alerta da CNM é sobre o envio dos dados a Receita. Nesse aspecto, a entidade aconselha atenção para a confiabilidade dos dados encaminhados, e ressalta a importância da participação dos Municípios nessa etapa do sistema, em que é viável promover a correção de erros no preenchimento nas declarações e na apuração de tributos, ante do início de procedimento formal de fiscalização. Isso deve ser feito pelas empresas optantes do Simples Nacional.
Veja o leiaute do arquivo aqui, e mais esclarecimentos pelo e-mail financas@cnm.org.br ou pelo telefone (61) 2101-6021