Municípios alagoanos ganham Comenda Irmã Dulce em Congresso da Saúde Feira Grande
Os três dos cinco municípios alagoanos que levaram trabalhos para a Mostra Norte Nordeste Aqui Tem SUS que ocorreu durante o 9º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, em Salvador-BA, receberam hoje (11) do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, a Condecoração Irmã Dulce.
Vale ressaltar que a comenda traz o símbolo baiano da caridade e dedicação aos pobres e dentre as instituições fundadas há o Hospital Santo Antônio, uma instituição localizada em Salvador com atendimento hospitalar 100% SUS.
O município de Pilar levou o trabalho Flor de Lótus – o SUS e o Olhar Ampliado no Cuidado à Mulher Vítima da Violência; o de Belém “Estratégias de Planejamento para Ampliar a Cobertura de Exames Citopatológicos no Município” e Marechal Deodoro que se destacou com Estratégia para Captação de Faltosos às Vacinas contra a Covid-19.
Os trabalhos de Olho D. das Flores com “A Comunicação em Saúde e Educação Permanente como Ferramentas para o Combate à Hesitação Vacinal” e o de Feira Grande “O Monitoramento Vacinal de Rotina como Ferramenta Essencial para o Alcance de Coberturas Vacinais” também se destacaram no evento Norte Nordeste e vão receber a premiação posteriormente.
O presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque destacou o legado e patrimônio histórico que a Irmã Dulce deixou para a Bahia e país no que se refere às inúmeras obras de caridade e dedicação aos mais necessitados. “Irmã Dulce deixou uma história inspiradora de fé e amor ao próximo e exercia com maestria a arte de pedir, ficando conhecida como ‘o anjo bom’. Ela mandava cartinhas – (que constam do livro Cartas de Santa Dulce) com pedidos para políticos e tinha inclusive o telefone do presidente Figueiredo”, reforçou o titular do Cosems-AL.
A secretária de Saúde de Belém Jenise Ferreira afirmou que a condecoração ao trabalho exposto no Congresso se deve à resolutividade da Atenção Básica no município e ao trabalho em equipe. Com relação ao de Pilar, o gestor da Saúde Pedro André Moraes afirmou que a Casa da Mulher Pilarense oferece ampla assistência e conta, inclusive, com advogados para direcionar os casos.
O secretário de Saúde de Marechal Deodoro, Sival Clemente, historiou a vida da Maria Rita Lopes Pontes, nome de batismo da Irmã Dulce, com as suas dificuldades, desafios, fragilidades de saúde mas, principalmente, a entrega incondicional de uma mulher franzina que não mediu esforços para se doar ao próximo. Segundo ele, a freira dizia que a política dela era a do amor e que “na fé é possível encontrarmos as forças necessárias para cumprir a missão”.