Municípios assinam contratos de concessão para o saneamento Municípios
Evento aconteceu no Centro de Convenções Ruth Cardoso
Nesta terça-feira, 08, 61 municípios assinaram os contratos de concessão entre o Governo do Estado, prefeituras e empresas para a realização do saneamento nas regiões do Sertão e Agreste (Bloco B), pela empresa Águas do Sertão, e do Litoral e Zona da Mata (Bloco C), pela empresa Verde Ambiental.
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), foi uma das grandes interlocutoras durante as diversas fases de negociação deste arrojado projeto de concessão do saneamento, que foi desenvolvido pelo Governo do Estado desde 2016.
O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, afirmou que é uma vitória e uma grande virada para os municípios que aderiram à concessão, pois além de cumprirem o Novo Marco Legal do Saneamento, estarão proporcionando mais empregos, desenvolvimento e expandindo a universalização da água para todos.
“Nós queremos é que a água possa chegar nas torneiras das pessoas, que os investimentos em investimentos sejam realizados, para que a gente possa criar mais oportunidade para a população dos municípios”, disse Wanderley.
Com a assinatura dos contratos dos Blocos B e C, 80% da população de Alagoas será beneficiada com serviço de saneamento, incluindo a Região Metropolitana do estado. Reconhecida como uma das maiores concessões de serviço público do país no ano de 2021, a operação tem parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e irá injetar recursos no valor total de R$ 1,7 bilhões diretamente nos cofres das prefeituras participantes ao longo de 2022, e 2,9 bi ao longo dos próximos anos. Nesta primeira etapa os municípios já receberam do Governo do Estado R$ 1,050 bilhões, entre outorga e indenização.