Municípios dão exemplos de boas práticas para evitar avanço do Coronavírus coronavirus
Por recomendação da AMA, os municípios estão auxiliando na organização das filas nas portas dos bancos e agências lotéricas
Os municípios alagoanos estão unidos na luta contra o coronavírus. Por isso, os gestores estão adotando medidas preventivas para evitar o avanço da doença. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) incentiva as práticas preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Por orientação da AMA, uma das medidas adotadas por muitos municípios tem sido a organização das filas de bancos e loterias. Com o pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal, além dos serviços já prestados pelos bancos e o número reduzido de pessoas que podem permanecer dentro dos estabelecimentos, o movimento na porta das agências bancárias e lotéricas tem aumentado muito.
A presidente da AMA, Pauline Pereira, participou de diversas webconferência com os gerentes dos bancos do Brasil, Caixa e Bradesco, além da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL), e do Procon em Alagoas, Daniel Sampaio. Esses encontros virtuais resultaram e uma série de recomendações para os municípios.
Municípios como Campo Alegre, Junqueiro, Palmeira dos Índios, São José da Laje, Paripueira entre outros estão organizando as filas nas calçadas, de forma que as pessoas fiquem em distância segura. Em São José da Laje, por exemplo, foram instalados disciplinadores na loteria, além da instalação de um lavabo móvel. Os bombeiros Civis monitorizam e controlam a entrada de pessoas na Casa Lotérica, entram apenas de duas pessoas por vez.
A Prefeitura de Palmeira dos Índios iniciou o disciplinamento das filas em bancos e casas lotéricas da cidade. 50 servidores municipais foram convocados para apoiar na organização e distanciamento de uma pessoa para outra nas filas desses estabelecimentos. A SMTT e a Guarda Municipal também ajudarão no trabalho, que inclui interdição parcial de ruas e até áreas destinadas a estacionamento.
Em Paripueira, no Litoral Norte do Estado, a Prefeitura colocou disciplinadores de fila e demarcou o chão indicando a distância que deve ser mantida entre as pessoas em frente a Casa Lotérica do município.
Agentes da Secretaria de Assistência Social de Paripueira, que trabalharam realizando o cadastro da população no Auxílio Emergencial, estão orientando as pessoas que procuram a casa lotérica, para evitar que elas enfrentem fila desnecessariamente. Como no caso dos beneficiários do Bolsa Família, que já tem dia certo para receber. Em Paripueira, 2.053 beneficiários do Bolsa Família vão receber o auxílio, além das pessoas que fizeram o cadastro pelo aplicativo ou site.
A prefeitura de Olho d Água do Casado, através da Secretaria de Saúde, forneceu orientações sobre o COVID-19, nas ruas da cidade e distribuiu kits doado pelo Complexo Turístico Castanho. As equipes da Saúde do município circularam nas ruas da cidade, orientando a população que estava em filas de lotérica, praças, supermercados dentre outros locais de grande circulação de pessoas, sobre os riscos e a prevenção do Covid-19. Na ação também foram distribuídos kits contendo máscaras e sabão.
Em Pão de Açúcar, a prefeitura isolou feira livre com gradeado e instala corredores para higienização. A estrutura possui gradeado de ferro e corredores de entrada e saída de todas as pessoas, além de pias com produtos para higienização das mãos. Nos corredores, uma equipe de profissionais de saúde atua, também, na higienização das embalagens com os gêneros alimentícios, no momento em que os frequentadores da feira passam com suas compras.
O município de Senador Rui Palmeira inaugurou o Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) com pias na área externa e a recomendação de atendimentos limitados para evitar aglomerações. Em Lagoa da Canoa, a prefeitura também instalou pia na entrada do Mercado Público.
Diversos municípios implantaram barreira sanitária nos limites da cidade, entre eles estão Anadia, Penedo, por exemplo. O objetivo é restringir o acesso de pessoas não residentes ou que não exerçam atividade laboral nos estabelecimentos essenciais, autorizados a funcionar na cidade.
Outras prefeituras, como de Arapiraca, fizeram a higienização de praças, Terminal Rodoviário Municipal, Mercado Público, Casas Lotéricas, Avenidas e comércio. A tentativa é desinfectar os principais espaços públicos e os de maior circulação de pessoas na cidade.
A orientação para a realização das feiras livres é um cuidados que todos os municípios estão tomando. As feiras são essenciais para manutenção do abastecimento alimentício de muitas cidades, mas para isso é preciso manter o distanciamento entre as barracas.
“Sabemos que não só os municípios citados estão trabalhando para o combate da Covid-19. Todos os gestores estão atuando dentro dos seus limites para criar boas práticas, muitas vezes, com o escasso recurso próprio”, destacou a presidente da AMA, Pauline Pereira.