Municípios de Alagoas têm escolas reconhecidas durante Prêmio Ib Gatto Falcão/Escola 10 Educação
Solenidade, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), homenageou escolas da rede municipal pelo ótimo desempenho no Ideb 2017.
Reconhecimento. Esta foi a palavra que conduziu a solenidade do Prêmio Ib Gatto Falcão/Escola 10, na última quarta-feira (19), no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió. O Governo de Alagoas homenageou os municípios e escolas da rede municipal que obtiveram experiências exitosas durante no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] 2017.
O avanço só foi possível após os esforço e trabalho dos prefeitos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em uma parceria para instituir o Programa Escola 10, que foi sancionado em 23 de novembro como lei. A ação tem como um dos principais objetivos, além do aumento do Ideb, garantir a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do ensino fundamental; evitar a evasão escolar e distorção idade-série; e melhorar a aprendizagem do 5º ao 9º ano.
Para o prefeito de Cacimbinhas e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, o Escola 10 é a prova concreta da união entre o Estado e municípios para garantir uma educação de qualidade para os estudantes das redes públicas.
“Alagoas vive uma história de evolução e nós, prefeitos e prefeitas, fazemos parte dessa história. Tenho certeza que com esse resultado os jovens vão chegar mais preparados para o ensino médio e o mercado de trabalho. A AMA e os municípios se engajaram com a comunidade escolar e hoje festejamos o alcance das metas”, afirmou Wanderley.
Durante o prêmio, tiveram o trabalho reconhecido 190 escolas municipais, além de 28 municípios que atingiram a meta pactuada para o Ideb 2017. Destes, 17 são dos anos iniciais e 21 dos anos finais, com destaque para 11 deles, que alcançaram o objetivo simultaneamente nas duas etapas. Entre os destaques estão Coruripe, Cacimbinhas, Teotônio Vilela, Belém, Roteiro, Viçosa, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Feliz Deserto, São Luís Quitunde, Pindoba.
Devido a estes avanços, Alagoas conseguiu destaque nacional e subiu da última, para a 16ª colocação no ranking geral de Educação.
Além do presidente Hugo Wanderley, estiveram presente na solenidade o vice-governador Luciano Barbosa, a secretária de Estado da Educação, Laura Souza; os secretários municipais de Educação; e os prefeitos ou representantes de cada município.