Municípios entram em alerta para quadra chuvosa Meio ambiente
A Defesa Civil Estadual alertou que a quadra chuvosa deste ano trará chuvas acima da média. A informação foi divulgada na manhã de hoje (03), durante reunião no Palácio República dos Palmares, em Maceió, e contou com a participação de 12 órgãos. O prefeito Marcos Lisboa, de Paulo Jacinto, representou a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na reunião, e destacou que o trabalho preventivo é a melhor solução para evitar vítimas.
“Estou no terceiro mandato e participei das enchentes de 2010 e 2017. A de 2010 foi devastadora, muitos desabrigados e desalojados, tivemos que construir mais de 500 casas. Naquela ocasião, vi que precisávamos fazer medidas preventivas, porque assim, a cada cheia estamos conseguindo diminuindo o número de vítimas fatais”, afirmou.
Os municípios estão com as coordenadorias municipais de defesa civil em alerta para trabalhar numa possível operação de risco. O período com a maior quantidade de chuva é entre os meses de abril e agosto, ainda não há uma estimativa da quantidade água que deve ser esperada, mas as áreas de risco estão sendo monitoradas com informações cada vez mais precisas.
As principais áreas de risco são os vales da Paraíba e do Mundaú. Para o prefeito é importante manter uma sintonia maior com o Governo Federal, que só chega na hora da catástrofe. “É preciso que o Governo Federal trabalhe em consonância com estados e municípios nas prevenções”, declarou.