Municípios querem desburocratizar licenciamento para não perder recursos Meio ambiente
Preocupados em não perder recursos, os municípios querem avançar na etapa do licenciamento ambiental, que ainda impõe uma grande burocracia. Apresentá-lo aos prefeitos e discutir formas, dentro da legislação vigente que não penalize as ações municipais, foi a pauta da reunião da AMA com o presidente do IMA, Gustavo Lopes.
O licenciamento é um procedimento administrativo pelo qual é autorizada a localização, instalação, ampliação e operação de atividades e empreendimentos que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente. Pode ser uma indústria, ou uma simples obra de pavimentação. O Coordenador da Região Central, prefeito de Capela Adelmo Calheiros, que presidiu a reunião, disse que é importante conciliar o desenvolvimento e assegurar a sustentabilidade do meio ambiente, porém, é preciso destravar alguns processos que, devido a burocracia , tem provocado retardos e, em alguns casos perda de recursos. Essa é a mesma opinião de secretários municipais e gestores de convênios que participaram da reunião.
Esse diálogo com os gestores e suas equipes é importante, disse o presidente do IMA, Gustavo Lopes que participou da reunião com o Gerente de Licenciamento Ermi Ferrari. Ele reconhece que o processo não é tão simples e sugeriu que os municípios mantenham equipes multidisciplinares para que os processos cheguem ao instituto com o máximo de informação.
O objetivo da AMA é facilitar o trabalho dos gestores e, por essa razão, estuda a possibilidade de criação de um consórcio que possa oferecer um banco de projetos e funcionar como um suporte técnico às secretarias municipais junto ao IMA e ao Cepram. “É uma ideia que vem sendo discutida entre o presidente Hugo Wanderley e alguns prefeitos, entre eles o de Quebrangulo, Marcelo Lima, disse o superintendente Wlademir. Ele acrescentou que o objetivo também é otimizar tempo para que o IMA possa dar mais velocidade as licenças e autorizações que chegam diariamente ao órgão.
Clique aqui e confira a apresentação do IMA.