Municípios

Município de São Brás

Dados do Prefeito(a)

Nome: KLINGER QUIRINO SANTOS
Aniversário: 25/12

Dados do Vice-Prefeito(a)

Nome: MARIA FABIANA DA SILVA SANDES
Aniversário: 31/01

Mais Informações

Emancipação do Município: 01/10
Endereço da Prefeitura: Rua do Comércio, 03 – Centro, CEP: 57380-000
CNPJ: 12.207.437/0001-80
Website da Prefeitura: www.saobras.al.gov.br
E-mail:secfinancas21@gmail.com
Telefone: (82) 98174-9414

História do Município

São Brás nasce a partir de um pequena povoação ribeirinha do Rio São Francisco pertencente a Porto Real do Colégio. Suas terras foram habitadas pelos índios das tribos Tupinambás, Carapotas, Aconás e Cariris. Com a presença dos bandeirantes a partir do século XVII, a região começou a ser colonizada com o surgimento de várias fazendas de gado.

Os bandeirantes, que se fixaram no território no século XVII para explorar a região do São Francisco, iniciaram o processo de civilização entre os indígenas. Muitos dos que foram morar na região, porém, escolheram outras áreas para instalar fazendas, e, aos poucos, foi surgindo o povoado de São Brás.

Segundo os mais antigos, uma imagem de São Brás foi achada em uma ilha próxima por um grupo de jovens em passeio. O achado causou forte impressão na população, que resolveu construir uma capela em sua devoção, tornando o santo padroeiro do lugar. O nome do município foi tomado do padroeiro, São Brás.

Sua data comemorativa é 28 de junho de 1889, quando foi elevado a vila e desmembrado de Porto Real do Colégio. Entretanto, a emancipação do município percorreu um caminho atribulado. Em 1932, foi extinto e anexado a Traipu. Três anos depois estava novamente emancipado, mas por pouco tempo. Em 1938 voltou a ser extinto e transformado em distrito de Arapiraca. Meses depois, volta a ser distrito de Traipu.

Sua emancipação definitiva acontece em 9 de julho de 1947. Depois cedeu parte de seu território para a criação dos Municípios de Feira GrandeCampo Grande e Olho D’Água Grande.