No dia do aniversário de Coruripe, Moradia Legal beneficia moradores com títulos de propriedade Coruripe
Durante as comemorações pelos 132 anos de Emancipação Política de Coruripe, moradores do Conjuntos Zequinha Azevedo e Roberto Biana foram agraciados com o título de propriedade dos seus imóveis. A iniciativa partiu de uma parceria entre a Prefeitura de Coruripe e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), através do programa Moradia Legal. A solenidade de entrega ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (16).Nesta primeira etapa do programa no município, foram contemplados 55 moradores. Mas, a ideia é estender o benefício para 1 mil moradores também de outras áreas.
“Temos muitas pessoas que construíram o seu chão, sua casinha e não tinham documento, não tinha registro. E hoje estão seguros graças ao programa. Que o Tribunal de Justiça leve adiante essa iniciativa que tem uma atenção muito especial de todos os desembargadores, de todos os juízes das Comarcas. Hoje estamos conseguindo entregar 55 títulos. Mas, a nossa meta é ousada e pretendemos alcançar 1 mil títulos. Então, para nós que fazemos gestão pública, poder realizar sonhos, isso é o que nos dá o combustível para seguir adiante. Estou muito feliz em poder estar entregando esse título a vocês, famílias que terão segurança de verdade, de ter o registro da sua casa própria, poder bater o peito, olha, essa agora é minha, agora está registrada, agora eu tenho uma propriedade que me pertence, isso é de um tamanho descomunal. Todos os envolvidos então e parabéns pela brilhante inciativa”, enfatizou o prefeito Marcelo Beltrão, durante a entrega dos títulos.
O juiz Sóstenes Andrade, presidente do Fundo de Modernização do Judiciário Alagoano também falou da importância do Programa Moradia Legal. O magistrado também possui passagem pela Comarca de Coruripe.
“Este projeto é muito importante e se encontra em sua 6ª edição. Ao longo deste período 45 mil títulos foram entregues em todo o estado. Então, a pessoa passa a ter uma garantia melhor. Imagine o tamanho da minha alegria de tá aqui, eu que fui juiz por cinco anos de Coruripe. Naquela ocasião eu já observava muitas pessoas que tinham a posse apenas dos seus imóveis, mas não tinham o direito constitucional. Esse projeto vem exatamente para dar essa garantia de que a pessoa pode dizer agora que o imóvel é seu, tem o título e a casa agora é de direito. Eu queria apenas dizer da alegria do Poder Judiciário, a alegria também de nós estarmos aqui, ver tantas famílias sendo contempladas, tantas famílias sendo agraciadas com o direito legítimo de propriedade. Termino a minha fala aos senhores e senhoras, dizendo da alegria de voltar a essa terra”, comemorou o magistrado.
Eronildes de Almeida é morador do Conjunto Zequinha Azevedo. O beneficiado com o título de propriedade do seu imóvel falou em nome dos demais. “Estou dentro deste sonho em ter o documento da minha casa. Estou um pouco nervoso, acho que como os demais moradores. Mas, deixo aqui meus agradecimentos ao prefeito Marcelo e aos membros do Poder Judiciário por este grande benefício. Agora, tanto eu como os demais 54 moradores dos dois conjuntos, podem afirmar que são proprietários de fato de suas casas. Que Deus abençoe a todos por este sonho realizado”, endossou Almeida a importância e a felicidade proporcionada pelo Programa Moradia Legal.
O secretário de Convênios de Coruripe, Samuel Oliveira, também destacou a importância da iniciativa jamais realizada no município. “Estamos beneficiando 55 moradores de dois conjuntos, uma iniciativa jamais realizada em nosso município. A meta é alcançar 1 mil famílias até o final do ano através desta importante parceria com o Tribunal de Justiça. Neste início, tivemos algumas dificuldades, mas tudo foi superado e adquirimos experiência para dar continuidade ao programa. Agora tudo será bem mais rápido. E, em breve, daremos continuidade ao processo de regularização para o benefício das famílias coruripenses. Todos estão de parabéns por levar dignidade aos que mais precisam”, encerrou.
—