No dia do Turismo, municípios comemoram crescimento e avanços Municípios
Alagoas e seus 102 municípios. Sinônimo de beleza, riqueza cultural e gastronômica. Cada vez mais turistas de todas as partes do Brasil e do exterior procuram as nossas cidades para conhecer, além das praias- nosso cartão postal- as lagoas, os caminhos do rio São Francisco, Quilombos, Caatinga e Agreste, além do legado histórico.
E o que falar de todo o legado cultural e gastronômico? São muitas as ofertas e diversidade que encantam , geram negócios e avanços.
E o dia mundial do Turismo, em 2019, merece ser comemorado pelo crescimento das cidades alagoanas no Mapa do Turismo Brasileiro. Quatro municípios turísticos alagoanos subiram de posição na nova categorização . Maragogi, Japaratinga, Arapiraca e Palmeira dos Índios subiram para as categorias, A, B, B e C, respectivamente. Ao todo, Alagoas conta com 50 cidades consideradas turísticas, divididas em sete regiões: Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul, Caminhos do São Francisco, Grande Maceió, Quilombos, Caatinga e Agreste.
Para a classificação, o Mtur levou em consideração a quantidade de empregos gerados no município por meio da atividade turística; o número de estabelecimentos prestadores de serviços turísticos cadastrados junto ao Cadastur – cadastro que regulamenta a atividade; a arrecadação de impostos pela cadeia produtiva do setor e o número de visitantes nacionais e internacionais.
De acordo com o Mtur, a categorização serve para otimizar a distribuição de recursos públicos; orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios; aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do Ministério e do Estado mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão; auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que é feita a cada dois anos, e orientar a reflexão sobre o papel de cada cidade no processo de desenvolvimento turístico regional.