No Trakto Show, Inova Pilar Expert celebra neste sábado (16) repasse de subvenção para startups do programa Municípios
Prefeitura de Pilar vai repassar R$ 435 mil para 10 startups; empresas estão desenvolvendo soluções voltadas à melhoria da qualidade de vida da população
Ascom Pilar
No palco principal do Trakto Show neste sábado (16), às 18h50, a Prefeitura de Pilar será protagonista de um marco no ecossistema de inovação do Nordeste: serão assinados os contratos de subvenção econômica com dez startups do Programa Inova Pilar Expert, que fomenta o empreendedorismo inovador. Após meses de capacitação técnica do Hub Senai de Inovação e Tecnologia, as startups receberão R$ 435 mil para a criação dos produtos e testagem deles no município.
Durante a celebração dos contratos, o prefeito de Pilar, Renato Filho, vai participar de uma roda de conversa com empreendedores das startups que estão desenvolvendo soluções para os desafios da cidade em três áreas: educação, saúde e meio ambiente.
“Somos o primeiro município do interior do Nordeste a concretizar um programa dessa natureza, incentivando o empreendedorismo. Agora, chegou a hora de ver as ideias saírem do papel, para que essas startups possam testar seus produtos em nossa cidade. E um detalhe importante é que, como contrapartida social, cada empresa terá que desenvolver projetos de educação empreendedora junto às escolas da rede municipal, levando conhecimento sobre criatividade empreendedora e científica para nossos jovens”, explica o gestor, acrescentando que outro compromisso das startups é a publicação de um artigo, em revista científica, sobre cada ação executada em Pilar, com destaque para o impacto social dessas iniciativas.
Turismóloga da Prefeitura de Pilar e uma das responsáveis pelo programa, Priscila Pereira reforça o alcance do programa por meio do qual cada empreendedor foi orientado sobre como criar seu plano de negócios. “O Inova Pilar Expert é um desdobramento do Pilar Startup Challenge, competição realizada no ano passado, no mesmo Trakto Show. O objetivo vai muito além de aprimorar a prestação dos serviços públicos. Não se trata apenas de uma iniciativa voltada à inovação e ao empreendedorismo, mas também, e principalmente, à transformação social, à melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Inova Pilar, portanto, representa a interiorização da inovação em Alagoas porque cria um ecossistema de inovação local, transformando a nossa cidade em um laboratório de ideias e promovendo atividades científicas e tecnológicas como estratégia de desenvolvimento sustentável”, destaca.
Entre os projetos selecionados, há desde aplicativos que agilizam o atendimento no serviço público a produto formulado à base de cogumelos medicinais e até curativo especial para a regeneração do tecido humano.
—