Pacientes com glaucoma recebem colírio em Coruripe Coruripe
Agora a retirada da medicação será feita na sede de Secretaria de Saúde, no bairro Vassouras
Os pacientes com glaucoma que moram em Coruripe não precisam mais sair da cidade para pegar o colírio do tratamento. A Prefeitura através da Secretaria de Saúde iniciou nesta quinta-feira (15), a entrega para os pacientes. Agora a retirada da medicação será feita na sede de Secretaria de Saúde trazendo mais comodidade aos pacientes que antes precisavam se deslocar para Penedo.
O prefeito Marcelo Beltrão acompanhou a primeira entrega em Coruripe e conversou com os pacientes. Ele falou da alegria de levar para a população benefícios tão importantes, em especial na área da saúde.
“É com muita alegria que estamos ofertando mais esse serviço aos coruripenses. Conseguir pegar o colírio no próprio município traz mais comodidade e conforto para esses pacientes que muitas vezes já tem outras comorbidades e precisavam enfrentar longas viagens e o tempo de espera em outros municípios para obter a medicação. A partir de agora, todo atendimento será feito na cidade, desde a consulta, exames e a entrega do colírio”, pontuou.
O gestor acrescentou: “Nossa gestão tem procurado olhar de forma humanizada para os problemas de saúde que acometem os coruripenses. Estamos direcionando recursos para as áreas que mais necessitam e já conseguimos aumentar o teto de 20 mil para 80 mil por mês nos exames laboratoriais, implantamos o programa Melhor em Casa para as pessoas acamadas que precisam de atendimento domiciliar, aumentamos significativamente o número de tomografias, ressonâncias e ultrassonografias realizadas mensalmente. Além de outras ações importantes. Tudo isso para que nossa população se sinta abraçada, acolhida pela Prefeitura de Coruripe, pois estamos procurando ofertar serviços de qualidade que atendam a necessidade do nosso povo”.
Entre os pacientes que receberam o colírio estava o funcionário público Leif Lopes, de 36 anos, que destacou a importância dessa mudança no recebimento da medicação.
“Minha mãe, minha tia e eu precisamos usar diariamente esse colírio e era um sufoco quando chegava o dia de ir buscar em Penedo. A gente saía às 5h da manhã e passava praticamente o dia todo por lá, pois mesmo que fôssemos atendidos cedo tínhamos que esperar o último paciente de Coruripe por conta do transporte que era cedido pelo município. Essa mudança só traz benefícios para todos os pacientes, em especial para os idosos e pessoas com comorbidades, como é o caso da minha mãe com 71 anos e também com outros problemas de saúde. Sou muito grato por essa e por outras melhorias que a gestão vem implantando em nosso município”, frisou o paciente.
Em Coruripe existem cerca de 400 pacientes de glaucoma. Para trazer mais qualidade de vida e conforto aos pacientes, a Secretaria de Saúde mudou a logística de consultas, exames e o recebimento dos colírios. Hoje, os pacientes não precisam mais ir até Penedo para realizar o exame e pegar os colírios. É o que explica o secretário de Saúde de Coruripe, Pedro Madeiro.
“Antes os pacientes tinham que ir para outros municípios realizar o exame, buscar o resultado e mais uma vez pegar os medicamentos. Eles tinham que se deslocar três vezes, isso gerava desconforto para eles e um custo elevado para a administração. Hoje todo o acompanhamento é realizado em uma clínica na cidade. Então, todos os pacientes de glaucoma de Coruripe precisam ir até a Secretaria de Saúde e procurar o setor de regulação para que tudo seja marcado e realizado na sua própria cidade”, explicou o secretário de Saúde”, encerrou.
Sobre o Glaucoma
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.
Marcação de consultas e dúvidas
Os pacientes de glaucoma de Coruripe devem se dirigir até o setor de marcação da Secretaria de Saúde, que fica localizado no bairro Vassouras. O paciente deve levar xerox do RG, comprovante de residência e cartão do SUS. O setor funciona das 08h às 17h, de segunda a sexta.
—