Papo de Gestão #6: Iniciativas gratuitas de promoção à saúde do homem do campo Municípios
Alagoas tem amargado um dos primeiros lugares nos índices de incidência de câncer de pênis. Embora seja considerado raro, esse tipo de câncer é uma preocupação real, especialmente entre as populações mais pobres e com menor nível de escolaridade. Com uma taxa alarmante de 6,1 casos diagnosticados para cada 100 mil habitantes.
O câncer de próstata é outro ponto importante na saúde do homem. Com estimativas que apontam para cerca de 72 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano no próximo triênio, é inegável que essa condição é uma das maiores preocupações em saúde para a população masculina. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os tipos mais frequentes no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.
É especialmente preocupante nas regiões Norte e Nordeste, onde os índices são significativamente mais altos do que em outras partes do país. Com taxas de 28,40 casos por 100 mil habitantes no Norte e 73,28 casos por 100 mil habitantes no Nordeste, o câncer de próstata é o mais comum nessas áreas, superando até mesmo o câncer de mama feminina e o câncer do colo do útero.
No sexto episódio do podcast “Papo de Gestão”, conversamos com o médico Mário Ronalsa, representante da Sociedade Brasileira de Urologia em Alagoas e também representando a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Fael) /
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – AL (Senar).
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está empenhada em enfrentar um desafio de saúde pública que tem afetado significativamente as regiões Norte e Nordeste do Brasil: os altos índices de câncer de próstata e de pênis. A conscientização e ações preventivas são essenciais para combater essas condições e garantir a saúde e bem-estar da população masculina.
Durante o bate-papo, conduzido pela gerente de comunicação da AMA, Zélia Cavalcanti, o médico Mário Ronalsa destacou as iniciativas gratuitas de promoção à saúde do homem do campo apresentadas pela Fael/Senar. O projeto apresenta a importância do diagnóstico precoce, incentivar a realização de exames regulares e promover estilos de vida saudáveis como formas de prevenção.
Assista o episódio completo: