Parceiros fortalecem municipalismo apoiando o Cidades e Gestores Cidades e Gestores - Congresso e Expo
Muitas foram as empresas que acreditaram na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e patrocinaram ou apoiaram o Cidade e Gestores – Congresso e Expo, que aconteceu nos dias 12 a 15 de dezembro, e promoveu conhecimento e valorização cultural. Mais de 80 palestras, a maioria gratuita, em 13 eixos de atuação sobre gestão pública e mais de 3,5 mil metros de corredores entre stands dos municípios e parceiros, que fizeram do Centro Cultural e de Exposição de Ruth Cardoso o palco para um dos maiores eventos municipalistas do país.
O Sebrae foi um dos patrocinadores que levou para a Expo um stand recheado de programação para os gestores, com palestras, lançamentos e concursos. Para Fátima Aguiar, gerente de atendimento empresarial do Sebrae, a AMA é uma instituição que agrega todos os municípios e dissemina a importância do Sebrae no processo de fortalecimento do empresariado local. “Porque a partir do momento que o município busca formas de melhorar a competitividade dos negócios, com a implantação da lei da sala do empreendedor, e qualificação desses empresários, os municípios começam a gerar mais riquezas, gerar renda, emprego”, afirmou.
A Caixa também foi outra parceira importante para a realização do evento. O coordenador da Gerência do Governo da Caixa, Kleber Xavier, disse que participar do Cidades e Gestores foi uma forma de fortalecer uma parceria com a AMA e de se aproximar dos municípios. “Temos fomentado essa parceria para ajudar também os municípios. A gente viu a importância da Expo para consolidar essa parceria, consequentemente, com os municípios de Alagoas”, destacou Kleber, que também elogiou a organização do evento.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Gilton Lima, classificou como visionária a iniciativa da AMA. Para ele, o evento proporcionou momentos de troca de experiência e também promoveu a cultura alagoana. “A escolha dos eixos temáticos foi muito oportuna e, certamente, relevante para quem explorou as discussões.”
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), que participou da organização, destacou a iniciativa na construção do Cidades e Gestores como um dos maiores eventos para o municipalismo no Nordeste. Para o presidente da CNM, Glademir Aroldi, “A Confederação reafirma, novamente, o compromisso em uma parceria mais forte que será revigorada a partir de agora. Dentro do evento, o congresso foi uma oportunidade para qualificar os técnicos e gestores, e a feira mostra o que há de melhor nos 102 municípios alagoanos”, conclui.
No congresso, o Governo de Alagoas participou ativamente nas 13 áreas de atuação com palestras de secretários estaduais e técnicos especializados. Já na feira, o Estado dedicou seu espaço para o projeto “Alagoas Feito à Mão” com exposição rotativa de produções de diversos artesanatos alagoanos e, também, na doação de mudas com a presença da Semarh.
O Centro Universitário Tiradentes (Unit) contribuiu, desde o projeto, para estimular o conhecimento de cada participante dentro do congresso. Na capital, a Unit também ajudou a divulgar o Cidades e Gestores com a entrega de material gráfico. A Equatorial, cada vez mais próxima dos municípios, esclareceu as diferentes campanhas “que são desenvolvidas nas comunidades, como a troca de lâmpadas, por material de LED, que reduz o gasto de energia nas casas alagoanas. Nossa aproximação fortalece a parceria com a Associação”, explica a Executiva de Relacionamento com o Cliente, Patrícia Morais.
Nos quatro dias, o Sesi/Senai trabalhou com toda a grade de cursos nas áreas profissionalizantes para qualificação dos jovens e adultos e, no espaço, ensinou a transformar alimentos da terra em receitas saborosas a partir do programa “Cozinha Brasil”. Segundo o Analista de Mercado, Cícero dos Anjos, essa parceria com a Associação é “importante para trabalhar com os 102 municípios do estado para levar a especialização aos servidores”, disse. No congresso, a empresa ADM&TEC colaborou para tirar dúvidas a partir da licitação de concursos públicos e, também, com uma palestra em área de atuação.
Também deram o apoio institucional: OAB /ESA, Onu Habitat, Tribunal de Justiça. TCE-AL, CGU, MPE-AL, TCU, Receita Federal, Embrapa, MPF, Ideia, EJE, IPZ (Instituto Paulo Ziulkoski), Cigip, Conisul, Undime, Cosems, Coegemas, Faeal/Senar, Uveal, Ferraz – Eventos e Treinamentos, Muvi, Smart City, Santa Clara.