Passo de Camaragibe adere ao Programa Saúde na Escola Municípios
A Prefeitura de Passo de Camaragibe, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, aderiram ao PSE – Programa Saúde na Escola. O lançamento do Programa e as primeiras orientações e explicações sobre o projeto, foram realizados na manhã desta quinta-feira (8).
Com o PSE, 12 ações serão desenvolvidas de forma conjunta nas escolas do município. Serão realizadas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação.
Além da promoção e avaliação de saúde bucal; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
Os alunos serão avaliados tanto pela equipe da saúde, quanto da educação. Avaliações alteradas serão comunicadas aos pais para que eles mantenham o acompanhamento solicitado.
O propósito do Programa Saúde na Escola é melhorar a qualidade de vida e permitir que crianças, adolescentes, jovens e adultos de baixa renda tenham acesso facilitado à saúde e à educação integral. Na inviabilidade ou na dificuldade dos alunos de usufruírem destes serviços básicos, as múltiplas especialidades devem chegar dentro de cada escola para aqueles que mais necessitam. O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286.
A prefeita Vania Câmara fala da execução do programa no município. “O Programa irá beneficiar todas as escolas do município. A escola é um dos principais ambientes de desenvolvimento da criança e do jovem, devendo ser, portanto, um lugar seguro e saudável para convivência dos alunos. Nesse sentido, a presença do programa vai criar um vínculo ainda maior entre estudante e escola, já que pretende promover o bem-estar físico e psicológico. É um programa diferenciado que estamos trazendo para a rede de ensino. Visando esse ganho para os alunos”.
AÇÃO DO PROERD
Na ocasião, foi realizada também uma palestra em parceria com o Governo do Estado, ministrada pela Coronel Valdenize sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD.
Drogas x Violência, Drogas Lícitas e Ilícitas, além das consequências sociais causadas pelo tráfico de drogas, foram alguns dos temas abordados durante o encontro.
ASCOM PASSO