Piaçabuçu já iniciou a campanha de vacinação contra o H1N1 Municípios
A Prefeitura de Piaçabuçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas iniciou neste sábado (30), a campanha de vacinação contra influenza H1N1.
Os principais pontos de vacinação são nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), do centro e povoados.
Informe Publicitário
Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Vacinação contra influenza é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza e é uma componente chave da preparação e resposta da OMS para controlar a circulação de amostras de vírus influenza sazonal.
Devido a essa mudança dos vírus influenza, é necessário se vacinar anualmente contra influenza. Todo ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, onde grupos prioritários podem receber gratuitamente a vacinação nos postos de saúde.
A vacina não é disponibilizada para a população em geral. São selecionados grupos prioritários. Em Alagoas, o Ministério Público Estadual, através da Promotora de Justiça , Dra. Micheline Laurindo Tenório, traz recomendações sobre o cumprimento das normas no Ministério da Saúde em vacinar exclusivamente os grupos prioritários, em cumprimento da legislação vigente. Os grupos elencados são:
* Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
* Gestantes;
* Puérperas;
* Trabalhador de saúde;
* Povos indígenas;
* Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
* População privada de liberdade;
* Funcionários do sistema prisional;
* Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;
* Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).
A Campanha iniciou em todo o País no dia 30 de abril. O Estado de Alagoas antecipou a campanha para 24 de abril e esta vem acontecendo de forma limitada em razão do desabastecimento da vacina conta o H1N1.
Piaçabuçu só recebeu 30% do total de doses disponibilizadas, motivo pelo qual a oferta esta sendo reduzida.
Segundo informações da área técnica da Secretaria de Estado da Saúde Alagoas, até 15 de maio a situação estará regularizada. Na primeira semana de maio a Secretaria Municipal de Saúde está aguardando mais uma cota de 22% e recomeçar portanto a nossa campanha em todas as unidades da zona.
Por AscomPMP