Pilar ganha novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Erguido no Conjunto Morada do Alto, equipamento vai aprimorar serviços de proteção e defesa de direitos
Ascom Pilar
A Prefeitura de Pilar segue fortalecendo a assistência prestada àqueles que mais precisam. E nesta quarta-feira (06), foi a vez de o Município entregar mais um importante equipamento público: o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Maria Adélia de Almeida Amorim, localizado no Conjunto Morada do Alto, na Chã do Pilar. Com ele, a equipe da Secretaria de Assistência Social vai aprimorar o serviço de acolhimento prestado a famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando a proteção e defesa de direitos do cidadão pilarense.
O prédio conta com duas salas de atendimento, salas da administração e coordenação, banheiros, recepção e copa, reunindo toda a estrutura necessária à gestão da política de assistência social. “Esse novo prédio vai facilitar bastante a procura pelo serviço. Afinal, estamos diante de um espaço verdadeiramente acolhedor e propício ao trabalho que desenvolvemos com muita dedicação e competência, porque temos uma equipe extremamente motivada e determinada a fazer cada vez mais e melhor”, explicou, na ocasião, a secretária municipal de Assistência Social, Mônica Benvindo.
Presente à solenidade que integra a programação das comemorações pelos 152 anos da emancipação política de Pilar, a deputada estadual Fátima Canuto, por sua vez, destacou o compromisso da atual gestão, parabenizando a equipe da Secretaria de Assistência Social pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos.
“Sempre defendi a política partidária como instrumento de transformação social, e foi assim que Pilar mudou para melhor. Estou muito feliz em ver um equipamento dessa grandeza sendo entregue aos pilarenses, especialmente neste mês de março. E por falar no mês da mulher, em Pilar, nós mulheres também contamos com a Casa da Mulher Pilarense, que, inclusive, já inspira vários outros municípios”, discursou a deputada, lembrando, ainda, outro investimento cujo alcance social salta aos olhos.
“O CER [Centro Especializado em Reabilitação] deve ficar pronto em até quatro meses. E já conversei com o prefeito Renato [Filho] para que Pilar também oferte o serviço de equoterapia, evitando, assim, que as pessoas com deficiência se desloquem até a capital em busca de atendimento especializado”, emendou a parlamentar.
Já Renato Filho fez uso da palavra para recordar entregas que também fortaleceram, sobremaneira, a defesa dos direitos sociais. “Em um estado pobre como o nosso, a política de assistência social tem um papel ainda mais impactante. Por isso é que também já entregamos um novo CRAS [Centro de Referência de Assistência Social] e um novo SCFV [Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos]. E vamos inaugurar, ainda este mês, um novo CAPS [Centro de Atenção Psicossocial]”, revelou o prefeito, acrescentando que, já nos próximos dias, mais quatro projetos de lei serão encaminhados à Câmara de Vereadores.
“Eles tratam da reformulação do programa Pilar Doce Lar [que vai garantir repasse de recursos para reformas de residências] e da doação de lotes para famílias de baixa renda, além do reajuste para profissionais das áreas da Saúde e Assistência Social. E teremos mais novidades ainda neste mês de março, a exemplo da nova etapa do Qualifica Mais Pilar, com o qual vamos ofertar novos cursos profissionalizantes e, dessa forma, garantir cada vez mais perspectiva de futuro para todos”, finalizou.