Porto Calvo inicia recadastramento para tratamento de glaucoma Municípios
Pacientes precisam atualizar cadastro para continuar recebendo colírio
A Secretaria de Saúde do município de Porto, na região Norte de Alagoas, iniciou nesta segunda-feira (5), um recadastramento para os pacientes que recebem colírio para tratamento de glaucoma. O medicamento é distribuído gratuitamente para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O recadastramento está sendo feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do histórico município e vai até o dia 12 desse mês. O paciente que utiliza o colírio para tratamento precisa comparecer até a UBS da área.
Os pacientes diagnosticados com glaucoma nas duas cidades precisam fazer o recadastro nos locais indicados com as seguintes cópias dos documentos: cartão SUS, comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, receita ou caixa do colírio ou mesmo a embalagem do medicamento usado no tratamento.
O Glaucoma é um conjunto de diversas doenças distintas que envolvem a pressão intraocular associada a neuropatia óptica. Por conta disso, possui características bem específicas, em que ocorre um dano no nervo óptico – parte do olho que carrega a informação visual até o cérebro –, causando a perda progressiva (se não tratada) e irreversível da visão.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. Estima-se que a prevalência da doença no mundo é de aproximadamente 1 a 2%; já no Brasil, a estimativa é de que 900 mil pessoas são portadoras da doença.