Porto Calvo promove caminhada em alusão ao dia 18 de maio Municípios
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e em parceria com o Conselho Tutelar e a prefeitura de Porto Calvo, promoveu na manhã desta sexta feira (20) uma caminhada pelas ruas do bairro Mangazala.
O ato encerrou a semana de atividades em alusão ao dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação reuniu jovens e crianças que apelavam pelo fim da violência.
Segundo a secretária de assistência social, Alba Mendonça, é necessário unir forças para acabar com este mau. “É preciso união para acabar com a violência que afeta nossas crianças e adolescentes. Eles são o futuro do nosso país. Estamos juntos nesse combate”.
De acordo com a conselheira tutelar, Laudjane Barros, os casos mais frequentes são os estupros de vulneráveis, que são os que evolvem menores de 14 anos. A conselheira disse ainda que a maioria dos casos acontece dentro de casa e que para qualquer denúncia é só discar 100.
“Toda criança vítima de abuso apresenta alguns distúrbios comportamentais: isolamento, terrores noturnos, insônia e a maioria perde a confiança com o vínculo familiar. São crianças que precisam de atenção e muito cuidado”, explicou a psicóloga e coordenadora do NASF, Geize Lima.
Durante toda a semana foram realizadas palestras de conscientização, exibição de vídeos e rodas de conversas nas escolas da zona rural e urbana, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O evento também contou com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).